Paraná imuniza 95% das crianças contra a paralisia


  

O Paraná atingiu nesta terça-feira (23/08) a meta de vacinação da atual campanha contra a poliomielite. Em 10 dias, mais de 695 mil crianças foram imunizadas contra a doença em todo Estado, o que equivale a 95,3% do total de crianças menores de cinco anos. O Paraná é o terceiro estado a atingir a meta e deve vacinar até esta sexta-feira (26), prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde, 729 mil crianças menores de cinco anos, chegando a 100% de imunização. As doses estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde.

“É fundamental que os pais levem seus filhos às unidades de saúde para receber a vacina”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto.

Crianças de um ano a seis anos completos também estão sendo imunizadas contra o sarampo. Mais de 700 mil crianças já receberam a vacina tríplice viral, que também protege contra a rubéola e a caxumba. O Paraná espera vacinar até 16 de setembro aproximadamente 880 mil crianças da faixa etária prevista para o sarampo. A meta é vacinar pelo menos 95% do público-alvo.

A campanha contra o sarampo coincidiu propositalmente com a segunda etapa da vacinação contra a poliomielite, já que aproximadamente 580 mil crianças deverão receber as duas vacinas. Na primeira etapa da vacinação contra a pólio, realizada em junho, 100% das crianças foram imunizadas.

As vacinas só são contraindicadas para crianças que tiveram reações anafiláticas a doses anteriores ou com imunodeficiências congênitas ou adquiridas severas conhecidas (tumores sólidos ou hematológicos), tratamento com imunossupressores por tempo prolongado ou infecção sintomática pelo HIV. Em caso de dúvida os pais ou responsáveis deverão perguntar ao médico da criança se há contraindicação ou se a vacina deverá ser adiada por tempo determinado.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto