Paranavaí contabiliza 139 casos de AIDS


  

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi marcado em Paranavaí com uma série de atividades. Tudo para conscientizar a população sobre os riscos da doença. De acordo com números da 14ª Regional de Saúde, de 1988 até novembro deste ano foram contabilizados 139 casos da doença em Paranavaí.

Em toda a região são 286 casos. Neste mesmo período foram a óbito 105 pacientes, sendo 52 apenas em Paranavaí.

A Secretaria Municipal de Saúde por intermédio do Programa DST/HIV/Aids distribuiu panfletos e preservativos no centro da cidade, no comércio e na prefeitura. As unidades de saúde também participaram da mobilização no dia de combate a doença.

Atualmente duas faixas etárias preocupam os profissionais da saúde: é cada vez maior o número de adolescentes e idosos infectados. Coordenadora do Programa DST/HIV/Aids na Secretaria de Saúde, Rosely de Oliveira Borges, destaca a importância dos pais conversarem com os filhos sobre o uso do preservativo e os riscos das drogas. “Com o aumento de casos na adolescência é fundamental que as famílias orientem os filhos. Que deixem de lado o tabu de conversar sobre a iniciação sexual e o uso do preservativo com os adolescentes.”, salientou. Rosely ainda comentou que muitos pais estão trazendo a Aids para dentro das casas e muitas mulheres também estão sendo vítimas da doença.

A mobilização dessa segunda-feira contou com a parceria do CIS (Consórcio Intermunicipal de Saúde), COAS/CTA (Centro de Orientação e Apoio Sorológico), 14ª Regional de Saúde e Sesc serão distribuídos panfletos e preservativos em vários pontos da cidade. Durante essa segunda-feira o programa DST/HIV/AIDS arrecadou alimentos que serão destinados para pacientes e familiares de soropositivos.

Desde setembro está ocorrendo a mobilização do teste rápido para HIV com resultado em uma hora. Maria da Penha Francisco, da 14ª Regional, destacou que o Teste Rápido pode ser feito em Paranavaí até o dia 15 deste mês no COAS/CTA, que fica na rua Santa Catarina, próximo à Igreja Assembléia de Deus. “Muitas pessoas são portadoras do vírus e não sabem. Quanto antes a pessoa detectar a doença ela terá uma sobrevida maior com acompanhamento médico”, frisou.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto