Paranavaí reduz o número de focos de dengue


  

A Vigilância em Saúde finalizou nesta quinta-feira (30/3) o segundo LIRA (Levantamento de Índice Rápido do Aedes) de 2017. O resultado aponta um índice de 1,2% de incidência média de criadouros do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus). Isso significa que de cada 1.000 imóveis vistoriados, em apenas 12 foram encontrados focos do Aedes aegypti.

“Trabalhamos para reduzir o número anterior, que era de 3,1%, e conseguimos uma marca considerável. Precisamos continuar com o mesmo ritmo e não permitir que nossa cidade viva uma nova epidemia. Até o próximo levantamento as chuvas vão aumentar e o nosso cuidado precisa ser ainda maior. No momento, temos uma situação de estabilidade”, disse o assessor da Vigilância em Saúde, Randal Fadel Filho.
Foram visitados mais de 1.700 imóveis e encontrados 25 focos dos dias 27 a 29 deste mês. As pessoas que tiverem focos de dengue em seus imóveis e não acabarem com eles estarão sujeitas a multas de R$ 400,00, valor que pode ir dobrando a cada reincidência.

Dois setores apresentaram maiores infestações do mosquito. Vila Operária, São Jorge, Simone e Novos Conjuntos com 1,9; e Ouro Branco, Morumbi, Guanabara e Vila Paris com 1,8. A região central (0,7) e do Sumaré (0,5) apresentaram os menores números nesse levantamento.

Já nesta tarde, a diretoria da Vigilância em Saúde terá uma reunião interna com os supervisores de campo para definir estratégias de combate ao mosquito da dengue. Desde o começo do ano a Vigilância em Saúde já fez 234 notificações, tendo 11 casos positivados, 199 negativados e 24 que ainda aguardam resultados.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto