Paranavaí somou 7.413 casos notificados de dengue em oito meses


  

Um levantamento realizado pelo setor de epidemiologia da Vigilância em Saúde de Paranavaí aponta que, de 1º de janeiro a 31 de agosto deste ano, um total de 7.413 pessoas foram notificadas com suspeita de dengue na cidade. Deste total, 6.658 casos foram confirmados, 553 descartados e 222 tiveram laudos inconclusivos ou ainda aguardam resultados de seus exames.

O primeiro quadrimestre (de 1º de janeiro a 30 de abril) registrou 97,28% dos casos positivos de dengue em Paranavaí. No mês de janeiro foram 3.263 confirmados, outros 2.040 em fevereiro, 847 em março e 327 em abril, um total de 6.477 no período mais quente do ano.

Em oito meses, também foram confirmadas sete mortes por dengue na cidade: três em fevereiro, duas em março, uma abril e uma em maio. Estes óbitos foram investigados pela Secretaria de Estado da Saúde e receberam laudo positivo para causa morte por dengue. Outros dois óbitos ocorridos no mês de agosto ainda estão em investigação – de um homem de 34 anos e um menino de 10 anos.

A preocupação agora é com o último quadrimestre do ano, quando começam a primavera e o verão e as temperaturas em Paranavaí ficam mais elevadas. O calor, aliado aos períodos de chuvas das duas estações, fazem a receita perfeita para a procriação das larvas do mosquito Aedes aegypti que podem estar depositados em calhas, vasos de plantas, comedouros de animais, pneus, garrafas e outros recipientes indevidamente descartados ou armazenados nos quintais das residências, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais. Por isso, a recomendação da Vigilância em Saúde é para que os cuidados com a dengue sejam retomados o quanto antes para evitar uma epidemia na cidade.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto