Paranavaí tem média acima da nacional no IDSUS


  

Paranavaí ficou com nota acima da média nacional no Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) que mede o acesso e a qualidade do serviço prestado pela rede pública de saúde em todos os municípios, estados, regiões e país. Enquanto a média nacional ficou em 5,47, Paranavaí obteve nota de 5,84 na avaliação, ficando a frente de municípios como Maringá (5,51) e Umuarama (5,59), e um pouco abaixo da média do Paraná (6,23), que ficou com a segunda melhor média entre os estados.

Essas notas, que podem variar de 0 a 10, foram calculadas a partir de 24 indicadores que levaram em conta desde a atenção básica até os procedimentos de alta complexidade. O índice, que é medido pelo Ministério da Saúde, teve como base dados dos anos de 2008 a 2010.

Para a secretária interina de Saúde de Paranavaí, Selma Weber, Paranavaí só não conseguiu se sair melhor na avaliação por causa dos atendimentos de média e alta complexidade, que não são atribuições do município. “Se a avaliação levasse em conta apenas os atendimentos de atribuição legítima do município, a saúde pública de Paranavaí estaria muito bem avaliada, com uma nota próxima a 8”, afirmou a secretária interina.

De acordo com Selma, isso seria possível graças a indicadores como atenção básica, saúde da mulher, cobertura vacinal, exames patológicos, e atendimento de doenças como hanseníase e tuberculose, onde o município obteve notas próximas a 10.

Para o prefeito Rogério Lorenzetti, a avaliação é prova de que o município tem cumprido com as suas obrigações, realizando atendimentos e desenvolvendo todos os programas que são de sua atribuição. “Conquistamos uma nota superior a média nacional e a Maringá e Umuarama, que são cidades com orçamentos muito superiores ao nosso”, salientou.

Ele lembra que Maringá possui, hoje, um orçamento per capita de R$ 2.000 por ano, contra os R$ 1.200 de Paranavaí. “Mesmo com um orçamento menor temos conseguido implantar e desenvolver programas na área da saúde e conquistar resultados que cidades com mais recursos não conseguem. Ainda assim, sabemos que a saúde em nosso município tem muito a melhorar”, completou o prefeito.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto