Paranavaí terá Unidade de Pronto Atendimento do Samu


  

O vice-presidente da Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná), prefeito Rogério Lorenzetti, foi a Cianorte na última quarta-feira (28) para acertar detalhes sobre a instalação de uma central de atendimentos do Samu na macrorregião noroeste. A reunião teve a participação de representantes dos municípios de Cianorte, Campo Mourão e Umuarama, entre outros, e também contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde. Os prefeitos de Cruzeiro do Sul e Santa Isabel do Ivaí também estiveram presentes no encontro, todos representando a Amunpar.

Na ocasião, os representantes de Cianorte, Campo Mourão, Umuarama e Paranavaí definiram que a central de atendimento do Samu será instalada em Umuarama. Os outros três municípios receberão 2 milhões de reais cada, para a instalação de uma UPA - Unidade de Pronto Atendimento (com 9 a 12 leitos), além de duas ambulâncias e uma UTI móvel.

A implantação do Samu na macrorregião noroeste deve beneficiar 82 municípios e pelo menos 1 milhão de habitantes. Além dessas unidades de pronto atendimento, ambulâncias e UTIs móveis, outros municípios serão contemplados com salas de estabilização, cada uma com 5 leitos. Entre os beneficiados estão Nova Londrina, Terra Rica e Cruzeiro do Sul. Em Loanda deverá ser instalada uma Unidade de Pronto Atendimento com 5 a 8 leitos. Outras cidades, nas outras regionais, também receberão o benefício.

O total de ambulâncias disponibilizadas está estimado em 27 veículos a serem entregues até o final do ano. Cada UPA vai receber R$ 175 mil do Governo Federal para sua manutenção, incluindo o pagamento dos salários dos médicos que estarão disponíveis 24 horas por dia. Para manter o sistema operando, os municípios terão que fazer um repasse mensal no valor de R$ 0,12 a 0,30 por habitante.

Para o prefeito de Santa Isabel do Ivaí, o médico José do Carmo Lavagnoli, a implantação da central do Samu na região Noroeste é de grande importância para todos os municípios, já que seria uma forma de oferecer assistência médica de qualidade para toda a população gastando menos. Hoje o município investe 24% do seu orçamento em saúde e mesmo assim continua enfrentando alguns problemas. Segundo ele, com o Samu será possível tentar amenizar essa situação. “Para as cidades que ficam mais longe de Paranavaí e Maringá vai ser muito positivo. Com a UPA em Loanda, os pacientes de Santa Isabel poderão ser atendidos e encaminhados com mais rapidez”, ressaltou o prefeito.

Durante reunião da Amunpar, nesta quinta-feira, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ailton Buso de Araújo, destacou que o trabalho realizado por ele, por Rogério Lorenzetti e José Lavagnoli, foi de fundamental importância para que os municípios pudessem receber as Unidades de Pronto Atendimento e salas de estabilização. “São dezenas de ambulâncias que estão a nossa disposição e que muitos municípios nem tinham conhecimento. Se não agíssemos rapidamente poderíamos perder essa central”, destacou.

A enfermeira Rosana Franco, da Secretaria Municipal de Saúde, explicou que o projeto inicial do município previa a implantação da central de atendimento do Samu em Paranavaí. Com algumas mudanças estabelecidas pelo Ministério da Saúde, o número de centrais no Paraná diminui, que em termos financeiros representará economia para todos os municípios. Por isso haverá apenas uma para atender toda a macrorregião noroeste. O projeto inicial está sendo alterado e o município irá definir os novos detalhes, seguindo as mudanças do Ministério da Saúde.

Rosana, que participou da reunião, avaliou como extremamente positiva a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento do Samu em Paranavaí. “Toda a região vai ganhar agilidade nos atendimentos de urgência e emergência.” Na opinião da enfermeira, é um grande avanço para tornar a saúde pública em Paranavaí ainda mais eficiente.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto