Policiais, bombeiros e membros das forças armadas estão no grupo prioritário de vacinação contra gripe


  

Teve início nesta segunda-feira, dia 22 de abril, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em todo o Brasil. Nesta segunda etapa, que vai até 30 de maio, serão vacinados também os idosos a partir de 60 anos, os trabalhadores da saúde, professores da rede pública e privada, e as pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (com indicação médica).

Através de Nota Informativa, o Ministério da Saúde determinou que os policiais civis e militares, bombeiros e membros das forças armadas que estão na ativa, também passem a integrar o grupo prioritário desta segunda etapa da Campanha.

Em Paranavaí, para ser imunizado é necessária a apresentação da carteira de vacina, documento de identificação pessoal com foto e, para as grávidas, a carteira de gestante. Já os professores, policiais, bombeiros e membros das forças armadas devem apresentar um documento comprobatório de atividade nas funções.

Durante o período da Campanha, basta procurar uma das salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, que funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h. Apenas a UBS Ouro Branco vai trabalhar com uma estratégia diferenciada, sendo o posto de referência para vacinação exclusiva de professores, policiais, bombeiros e membros das forças armadas. As doses da vacina trivalente que protege contra a gripe comum (tipo B) e duas gripes do tipo A (H1N1 e H3N2) são gratuitas.

Primeira etapa - Na primeira etapa, a meta da secretaria de Saúde era vacinar exclusivamente 7.150 pessoas - 6.042 crianças, 952 gestantes e 156 puérperas. Até a última quinta-feira (18/4), aproximadamente 55,2% (3.947 pessoas) deste grupo havia sido imunizado.

“Agora, na segunda etapa, temos o desafio de vacinar mais de 25 mil pessoas do grupo prioritário. As crianças, gestantes e puérperas, poderão continuar sendo imunizadas até o fim da Campanha. A diferença é que agora não terão exclusividade”, explica a coordenadora de Imunização do município, Míryan Jordão.

Dia D - O Dia D de Mobilização Nacional contra a Influenza será no dia 4 de maio, um sábado. Neste dia, todos os postos de saúde irão atender o público das 8h às 17 horas, sem intervalo para almoço. Mais informações podem ser obtidas na coordenação do setor de Imunização do município, através do telefone 3423-7084.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto