Porto Rico recebe nova sede para o Núcleo de Entomologia


  

O secretário de Saúde, Gilberto Martin, entregou na manhã desta quinta-feira (09/05), a nova sede do Núcleo de Entomologia de Porto Rico.

O município faz parte da 14a Regional de Saúde, com sede em Paranavaí. O local teve investimentos de R$ 150 mil na construção e cerca de R$ 100 mil em equipamentos.

O objetivo do centro é fazer a busca ativa e a vigilância entomológica de vetores transmissores de doenças como a dengue, febre amarela, malária, chagas e leishmaniose, além de servir como base para estudos em parcerias com universidades, melhorando a possibilidade do avanço do conhecimento técnico-científico.

O imóvel antigo era um patrimônio da União e estava cedido para o Governo do Estado. A antiga sede não atendia adequadamente as atividades desenvolvidas. O novo núcleo foi construído seguindo o mesmo padrão de qualidade dos outros sete centros existentes no Estado.

Além de Porto Rico, os municípios de Paranaguá, Londrina, Jacarezinho, Maringá, Guaíra, Foz do Iguaçu e Apucarana, possuem esse tipo de serviço. “Estamos implementando o padrão de qualidade dos laboratórios de entomologia. É muito importante a continuidade deste trabalho e de manter a cultura da vigilância epidemiológica no Estado para definirmos melhores estratégias de atuação em situações especiais”, disse o secretário de Saúde, Gilberto Martin. Ao todo, são oito técnicos trabalhando neste núcleo.

Os resultados obtidos desse trabalho subsidiam a elaboração de ações de controle das doenças pela Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores do Departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde.

O Centro de Porto Rico possui laboratório de entomologia, laboratório de atendimento da malária e alojamentos para os profissionais de saúde, além de estrutura administrativa.

O núcleo atende preferencialmente cerca de 50 ilhas no rio Paraná fazendo a vigilância entomológica e coletando insetos e outros vetores de doenças. “Os técnicos que participam dessa vigilância fazem a captura e coleta de amostras biológicas em campo. Além disso, fazem o acondicionamento, a identificação laboratorial e a produção de relatórios técnicos sobre as descobertas.

O núcleo de Porto Rico é reconhecido como equipe de selva, isto é, são especialistas em trabalho nas florestas no Estado”, disse o coordenador dos Núcleos de Entomologia, Allan Martins da Silva.

A atuação dos oito núcleos de entomologia é pautada em uma programação elaborada pelo coordenador dos núcleos de forma conjunta, contemplando ações de rotina e permanentes.

Atualmente as ações estão voltadas para a vigilância entomológica da febre amarela e de epizootias (de macacos), a coleta de mosquitos e o levantamento paisagístico na região do vale do rio Piquiri, Centro-Sul do Estado, e do rio Iguaçu. Os técnicos estão fazendo este trabalho desde o início do ano, tendo em vista a situação epidemiológica do momento.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto