Pró-Clínica comemora resultados positivos em Paranavaí


  

A gestão empresarial de clínicas médicas em Paranavaí, noroeste do Paraná, está cada vez melhor, graças ao empenho de 21 médicos que, desde outubro de 2010, participam do Programa de Desenvolvimento em Gestão Empresarial para Clínicas Médicas, conhecido como Pró-Clínica. Para comemorar os resultados positivos, o Sebrae/PR realiza na próxima quinta-feira, dia 5, a partir das 19h30, um evento comemorativo e de avaliação para o encerramento das atividades.

O consultor do Sebrae/PR em Paranavaí e gestor do Programa, Wendell Gussoni, é quem fará um balanço. “Com os resultados, os médicos vão mensurar a evolução de suas clínicas, observando o impacto positivo que a adoção de métodos atualizados e eficazes rendeu para os seus negócios”, explica Wendell Gussoni. O consultor lembra que o Pró-Clínica também beneficia os pacientes, que desfrutam de melhorias no atendimento e na condução dos trabalhos das clínicas.

O objetivo da capacitação, segundo o consultor do Sebrae/PR, é profissionalizar a gestão empresarial de clínicas ou consultórios médicos, provocando o aumento de competitividade. “Os profissionais de saúde, geralmente, apresentam dificuldades na área de gestão. O Programa busca sanar tal carência, orientando sobre como organizar a empresa para obter qualidade na prestação de serviço”, completa.

Os participantes do Pró-Clínica registraram melhorias de gestão, adianta o consultor do Sebrae/PR. Pesquisa realizada com os participantes mostra, por exemplo, que houve uma melhoria, de todo o grupo, de 23% no item estratégia; 22%, no item financeiro; 8%, em satisfação com o cliente; 9% em processos internos e 25% no item aprendizado. Os maiores percentuais de melhoria atingidos, quando as empresas são analisadas isoladamente, foi de 86% no item estratégia; 83%, no item financeiro; 21%, em satisfação do cliente; 23% em processos internos; 100% em aprendizagem. “São resultados expressivos, que mostram uma mudança muito forte”, assinala Wendell Gussoni.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP), Guto Costa, a iniciativa é um grande ganho para o setor de saúde do município. “A capacitação muda a visão dos médicos, e o papel da associação comercial é incentivar a busca constante por profissionalização empresarial, pois essa é a forma de conquistar a valorização dos serviços, atraindo pacientes e evitando a vazão para outras localidades”, analisa Guto Costa.

Também satisfeito com a iniciativa, o cirurgião vascular e presidente da Unimed de Paranavaí, Luis Francisco Costa, destaca que o Pró-Clínica apresenta bastante qualidade, mesmo sendo uma modalidade nova de capacitação. “Pelo que pude perceber, todos os participantes estão colhendo resultados significativos. As ações abordam a organização e o marketing empresarial, trazendo novas perspectivas para os médicos”, declara Luis Costa.

Na prática
O ginecologista José Eloy Mendes Tramontin é um dos participantes do Pró-Clínica. Contente com os conhecimentos adquiridos na capacitação, ele admite que, normalmente, profissionais da saúde têm a equivocada sensação de dominar diversos assuntos, sendo que, na verdade, lhes escapam o domínio de questões administrativas. “De modo geral, os médicos têm visão técnica e não gostam de fazer anotações, porque tomam tempo. Registros, porém, são importantes para a gestão, pois dão condições de avaliar os serviços prestados”, afirma médico José Tramontin.

Joselaini Rodrigues da Rocha, secretária do consultório do ginecologista José Tramontin, também participou do Programa por meio das capacitações. Para ela, o que chamou a atenção foi a abordagem sobre a importância de utilizar o português correto tanto na fala quanto na escrita. “São pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Tenho colocado os aprendizados em prática. Bom atendimento é o que todos esperam, e não basta agendar o paciente, é preciso dar atenção exclusiva”, reforça Joselaini Rocha.

Diane Sanches, secretária do consultório do cirurgião vascular Luis Costa, também afirma que passou a ficar mais atenta com o português e destaca ter sido muito válido participar do Programa. “Às vezes, nos acostumamos com nosso procedimento e jeito de atender. As atividades do Pró-Clínica foram ótimas, porque nos despertou para muitos detalhes importantes. É preciso ter consciência de que a secretária causa a primeira impressão de atendimento, e o paciente observa tudo”, comenta.

O Pró-Clínica é uma iniciativa do Sebrae/PR que, em Paranavaí, conta com o apoio da ACIAP, Unimed de Paranavaí e Sociedade Médica de Paranavaí. A iniciativa já foi aplicada em Londrina, em 2009, e oferece um conjunto de ações que inclui diagnóstico, capacitação, consultorias e workshop. Neste ano, o Sebrae/PR planeja iniciar o Pró-Clínica em Maringá, Umuarama, Campo Mourão, e há a possibilidade de abrir nova turma em Paranavaí.

Mais informações podem ser obtidas no Sebrae/PR em Paranavaí, que fica na Rua Souza Naves, nº 935, Jardim São Cristóvão, telefone (44) 3423-2865 ou pela Central de Relacionamentos do Sebrae/PR, no 0800 570 0800. O evento de encerramento do Pró-Clínica será realizado na ACIAP, que está localizada na Rua Pernambuco, nº 766, Centro, telefone (44) 3421-5400.

Fonte: Assessoria de Imprensa Regional Noroeste do Sebrae






Design by Gustavo Picoloto