Profissionais da saúde atenderão população em postos volante nesta quinta-feira para aferição de pressão


  

“Quem tem bom coração combate a hipertensão – Eu sou 12 por 8”. Este é o tema da campanha lançada pelo Ministério da Saúde, que terá ações em municípios de todo o país em alusão ao Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, instituído como o dia 26 de abril. Por isso, nesta quinta-feira, 26, a Secretaria de Saúde de Paranavaí vai montar postos volantes de atendimento à população para marcar a data.

Os postos volantes serão montados no pátio da Prefeitura e no calçadão da Rua Souza Naves. Das 8h às 17h, profissionais da saúde estarão aferindo a pressão arterial e repassando orientações aos cidadãos sobre os perigos da hipertensão, os cuidados básicos e onde procurar tratamento básico para a doença.

Hipertensão no Brasil – Pesquisa do Ministério da Saúde mostra que a proporção de brasileiros diagnosticados com hipertensão arterial aumentou nos últimos cinco anos, passando de 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010. Os dados fazem parte da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).

De acordo com a pesquisa, o diagnóstico de hipertensão é maior em mulheres (25,5%) do que em homens (20,7%). Nos dois sexos, no entanto, o diagnóstico de hipertensão arterial se torna mais comum com a idade, alcançando cerca de 8% dos indivíduos entre os 18 e os 24 anos de idade e mais de 50% na faixa etária de 55 anos ou mais de idade.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto