Profissionais da saúde participam de capacitação contra a tuberculose


  

Enfermeiros, médicos e bioquímicos das unidades básicas de saúde de Paranavaí participaram nessa sexta-feira de um curso de capacitação sobre o controle da tuberculose. O curso foi promovido pelo Programa de Tuberculose/Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde.

Durante todo o dia, os profissionais receberam orientações sobre o diagnóstico, o tratamento, além da discussão de casos clínicos.

A capacitação foi ministrada por duas médicas de Curitiba. Coordenadora Estadual do Programa de Controle à tuberculose, a médica Betina Mendes Gabardo informou os números da doença em Paranavaí. “A incidência da doença é alta na cidade. A média estadual é de 25 casos de tuberculose para cada 100 mil habitantes e em Paranavaí são aproximadamente 40 casos”, informou. Betina ainda informou que o índice de mortalidade estadual é de 8%, já a de Paranavaí é de 11%. Para a médica estes números representam que a equipe do programa em Paranavaí trabalha intensivamente para detectar os casos da doença e por isso os altos índices.

A coordenadora estadual ressaltou a importância do diagnóstico precoce. “Toda pessoa com tosse acima de três semanas deve procurar a unidade mais próxima de casa para fazer o diagnóstico”.

Durante a abertura do evento, o prefeito Mauricio Yamakawa parabenizou o trabalho que a equipe do Programa de Tuberculose e Hanseníase tem feito na cidade e salientou a importância de eventos como o realizado nessa sexta-feira para conscientizar os profissionais da saúde.

Coordenadora municipal do programa, Rosely de Oliveira Borges pediu o apoio dos profissionais na luta contra a tuberculose, doença que tem sido diagnosticada tardiamente, na avaliação da coordenadora.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto