Profissionais de saúde recebem treinamento sobre diagnóstico e tratamento da tuberculose


  

Médicos e enfermeiros participam, nesta quarta-feira (14/09), de um treinamento sobre o diagnóstico e o tratamento da tuberculose e suas co-infecções com HIV. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde, através do Sistema Integrado de Atendimento em Saúde, o Sinas, em parceria com a 14ª Regional de Saúde. Será no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa, a partir das 8 horas. Por causa do treinamento, não haverá expediente no Sinas.

Entre os objetivos do evento estão: diagnóstico precoce da tuberculose e instituição do tratamento às pessoas com sintomas respiratórios característicos da doença. O resultado será a diminuição do desenvolvimento de resistência medicamentosa, que dificulta o tratamento dos pacientes.

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria. Afeta principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. No Brasil e em outros países em desenvolvimento, a tuberculose é um grande problema de saúde pública. Em Paranavaí, só neste ano já foram diagnosticados 10 novos casos da doença.

Os sinais e sintomas mais frequentes são tosse por mais de três semanas com presença de secreção; cansaço excessivo; febre baixa, geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; fraqueza; e prostração.
Estima-se que a pessoa com tuberculose possa infectar de 10 a 15 pessoas do seu convívio num período de um ano se não realizar o tratamento. Por isso, a orientação é que ao identificar os sintomas, o paciente procure uma Unidade Básica de Saúde para que seja feito o diagnóstico e, se necessário, o tratamento. A tuberculose tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde, o SUS.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto