Programa Melhor em Casa contará com dois veículos para otimizar atendimento de pacientes


  

O prefeito Rogério Lorenzetti realizou nesta terça-feira (23/9) a entrega de dois veículos para a equipe do Programa Melhor em Casa, que garante atendimento médico domiciliar a pacientes egressos de hospitais, serviços de urgência e emergência ou atenção básica.

Até então, os atendimentos do programa vinham sendo realizados em veículos emprestados de outros setores. “Agora teremos a oportunidade de dividir a equipe, que poderá trabalhar em duas frentes: uma com a administração de medicamentos e curativo e outra com a avaliação de pacientes para inserção no programa. Isso vai permitir a otimização do atendimento”, destacou a médica Gisiele Erédia, que recebeu as chaves ao lado da sua equipe, da coordenadora do programa, Carla Daniele de Oliveira, do secretário de Saúde, Agamenon Arruda de Souza, e do diretor do Pronto Atendimento (PA), Jair Queiroz.

Atualmente, apenas três municípios do Paraná contam com o programa Melhor em Casa, que é realizado em parceria com o Governo Federal. “Para nós foi um grande desafio a implantação do programa, assim como será um grande desafio dar prosseguimento a este trabalho, que tem como um dos seus resultados a liberação de leitos hospitalares para que mais pessoas possam ser atendidas. O programa atende hoje 20 pacientes, mas tem capacidade para atender até 40. Ou seja, é como se Paranavaí estivesse ganhando um novo hospital com 40 leitos”, sublinhou Lorenzetti.
“A falta de leitos é um problema nacional e se nós podemos melhorar isso dando um atendimento de qualidade, humanizado e dentro do conforto do próprio lar daquele paciente, é mais um passo para dar o salto de transformação que queremos”, completou o prefeito.

O Melhor em Casa também vem recebendo a aprovação de profissionais da área médica. “As coisas aconteceram no momento certo. O que esse menino precisava não era apenas de um aparelho de ventilação mecânica, mas sim de todo um atendimento multiprofissional em regime de home care oferecido pelo SUS. Isso não existia até o surgimento do excelente programa Melhor em Casa que, aliás, conta com profissionais competentíssimos como a Carla Daniele, a Gisiele Erédia e a equipe de enfermagem”, escreveu em uma rede social o médico Michel Abrão, diretor técnico e chefe da UTI da Santa Casa, se referindo ao atendimento prestado pelo Melhor em Casa a um jovem de 23 anos que sofre de uma doença degenerativa e estava internado na UTI da Santa Casa há mais de um ano.

Sobre o programa - O objetivo do Melhor em Casa é atender pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo. O programa é uma parceria entre os governos Federal e Municipal, que disponibiliza estrutura, equipes de trabalho e outras necessidades específicas dos pacientes.

Através do programa, uma Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar, composta por uma médica, enfermeira e três técnicas de enfermagem, além de uma assistente social da Equipe de Apoio, faz as visitas diárias aos pacientes, estando disponível das 7h às 20h para o cuidado individual. O serviço proporciona um cuidado contextualizado a cultura, rotina e dinâmica familiar de cada paciente, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto