Sábado é Dia D de Combate à Dengue no Paraná


  

O Dia D de Combate à Dengue está marcado para este sábado (20). A data será marcada por mobilizações em Paraná. Como é tradicional, a campanha tem como foco principal a eliminação dos possíveis criadouros do mosquito transmissor.

O slogan da campanha, este ano, é “Dengue: se você agir, podemos evitar”. A intenção é reforçar a ideia de que o combate a dengue é uma questão de cidadania, em que todos têm um papel a cumprir.

“Este dia serve para toda a população se conscientizar quanto à responsabilidade que cada um tem sob este problema. A dengue deve ser combatida todo dia e temos que começar pela nossa casa, pelo nosso quintal” diz o secretário de saúde, Carlos Moreira Júnior.

Em todo o Paraná, estão marcados mutirões de limpeza, distribuição de materiais informativos e palestras em escolas. Essas atividades já começaram, no início dessa semana que antecede o dia D.

No sábado (20), Moreira participa de carreata que abre as atividades do Dia D, em Foz do Iguaçu, município com alto número de casos de dengue em 2010.

A concentração para a carreata começa às 8 horas, no estacionamento do Supermercado Muffato, no Centro. Em seguida, o secretário e agentes de saúde participam de mutirões de limpeza em bairros da cidade.

Com a proximidade do verão e o aumento da temperatura, aumenta a mobilização contra a dengue no Paraná. Para combater o mosquito da dengue, foi criada a primeira associação do Paraná, fruto de parceria do comitê de combate a dengue, do comitê empresarial e do comitê educacional de Palotina com as secretarias municipal e estadual de Saúde.

Os recursos provenientes das multas aplicadas no município, que anteriormente ficavam com o Conselho de Execução Penal, agora serão repassados à associação. O dinheiro será usado na compra de materiais de apoio ao trabalho desenvolvido pelos agentes.

“O apoio da sociedade é essencial para conter o mosquito. Se cada um cumprir o seu papel, o mosquito transmissor não terá onde se reproduzir”, garantiu de acordo com o coordenador de endemias da 20.ª Regional de Saúde, de Toledo, Alberto de Jesus Fernandes.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto