SAMU ganha sede e ambulâncias novas em Paranavaí


  

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Paranavaí comemorou nesta terça-feira (10/9) a entrada na nova sede na Avenida Tancredo Neves e a chegada de três novas ambulâncias. O SAMU entrou em funcionamento na macrorregião noroeste em novembro de 2013. Atualmente, o SAMU atende 101 municípios, que somam mais de 1,2 milhão de habitantes. O serviço é gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (CIUENP).

SAMU ganha sede e ambulâncias novas em Paranavaí
SAMU ganha sede e ambulâncias novas em Paranavaí

O prefeito de Perobal e presidente do CIUENP, Almir de Almeida, enalteceu o trabalho feito pelo SAMU. “Quantas vidas já foram salvas através do trabalho destes grandes profissionais. Quando esse trabalho foi iniciado, ninguém acreditava na eficiência que esse programa teria. Somos agradecidos por ter essas equipes levando esperança dia após dia para as famílias. Temos um novo local, com estrutura adequada, novas ambulâncias, tudo da melhor qualidade para que seja prestado um serviço de ainda mais qualidade”.

O prefeito KIQ falou sobre a evolução que espera para o SAMU nos próximos anos. “Nós sempre devemos pensar no futuro e planejar as ações da administração pública. Hoje o SAMU está com uma nova sede, mais espaçosa, bem localizada e com boa logística, porém, queremos melhorar ainda mais.

Pretendemos construir uma sede própria, tirar o SAMU do aluguel e permitir que os servidores ocupem um lugar fixo. Um terreno na Avenida Heitor Furtado, no coração da cidade, seria o ideal. Vamos batalhar para isso, pois essas pessoas são verdadeiros heróis, trabalham salvando vidas”, ressaltou. O vereador de Paranavaí, professor Carlos, também valorizou o trabalho prestado pelo SAMU. “Esse programa é dos melhores que já vi. Só ouvimos elogios, pessoas que manifestam seu contentamento com o serviço recebido. A Câmara está à disposição desses servidores”.

O SAMU faz parte da política nacional de urgência e emergência desde 2003, ajudando a organizar o atendimento na rede pública, prestando socorro à população. O SAMU foi um salto na qualidade da assistência aos usuários do sistema público de saúde, sobretudo em relação ao tempo entre a solicitação e o socorro em urgências.

A estrutura do SAMU atualmente conta com: Cruzeiro do Sul – 1 unidade de suporte básico com 6 condutores e 7 técnicos de enfermagem; Loanda – 1 unidade de suporte básico com 5 condutores e 6 técnicos de enfermagem; Nova Londrina – 1 unidade de suporte básico com 5 condutores e 6 técnicos de enfermagem; Terra Rica – 1 unidade de suporte básico com 5 condutores e 6 técnicos de enfermagem; e Paranavaí – 1 unidade de suporte avançado e 2 unidade de suporte básico com 8 médicos, 6 enfermeiros, 13 técnicos de enfermagem e 19 condutores.

Também estiveram presentes na cerimônia representantes da 14ª regional de Saúde, servidores do SAMU, Câmara Municipal de Paranavaí e deputado estadual Tião Medeiros.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto