Santa Casa vai ganhar centro odontológico para pacientes com necessidades especiais


  

O coordenador nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde e do programa Brasil Sorridente, Gilberto Pucca, esteve em Paranavaí no último final de semana, quando definiu uma parceria entre a Prefeitura e a Santa Casa, pelo qual o hospital vai ganhar um centro odontológico para atender pacientes portadores de necessidades especiais e os gabinetes dentários dos postos de saúde ganharão equipamentos de ar condicionado.

Ele também assegurou que até meados deste ano encaminha para a Santa Casa um aparelho de raio-x para o consultório odontológico da Santa Casa.

Pucca, que tem familiares em Paranavaí, visitou a Santa Casa na tarde do último sábado, onde se reuniu com o presidente da instituição,Renato Augusto Platz Guimarães, com o coordenador Heracles Alencar Arrais, o secretário municipal de Saúde, Ironi Brun, e o dentista Valdir Tetila, que atende no hospital.

Na ocasião, os representantes da Santa Casa reivindicaram um aparelho de raio-x para o gabinete odontológico do hospital. Informado dos trabalhos que são realizados na Santa Casa, com pacientes especiais, mas que, por falta de um gabinete adequado, utilizam o centro cirúrgico, Pucca se comprometeu a dotar o hospital de um centro de saúde bucal para atendimento a pacientes especiais. Enquanto a Santa Casa participa com as instalações físicas, o Ministério fornece recursos para a construção e equipamentos e a Prefeitura cede o profissional.

Este será um projeto piloto no Paraná. O único centro deste nível está no Hospital Mário Gatte, de Campinas, São Paulo. Técnicos da Santa Casa e da Prefeitura de Paranavaí devem conhecer o centro paulista para a elaboração do projeto local. “Vamos nos tornar referência nesta área”, anima-se o presidente Renato Guimarães.

Os recursos sairão da rubrica de saúde bucal do Fundo Nacional de Saúde. Serão R$ 400 mil para a instalação do centro e para aquisição de equipamentos de ar condicionado para os gabinetes dentários dos postos de saúde. “Esta era uma antiga reivindicações dos nossos profissionais e também dos pacientes”, sublinha Ironi Brun.

Para Heracles Arrais e Valdir Tetila, o coordenador de saúde bucal do Ministério da Saúde mostrou sensibilidade e boa vontade. “Os técnicos do Ministério da Saúde vão nos ajudar na elaboração do projeto. No início do próximo ano vamos poder construir o nosso centro odontológico para pacientes especiais, atendendo casos de lábio fissurado e acidentados”, comemorou Arrais.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto