Secretaria da Saúde divulga índices de infestação do mosquito da dengue


  

A Secretaria da Saúde divulgou os 20 municípios que apresentam o maior Índice de Infestação Predial (IIP) do mosquito transmissor da dengue. O levantamento é feito pelas prefeituras e serve como parâmetro para identificação de focos e possíveis epidemias da doença. As regionais de Maringá e de Paranavaí são as que apresentaram maior número de cidades com IIP elevado e Paranavaí é a sétima cidade com maior IIP no Paraná.

Secretaria da Saúde divulga índices de infestação do mosquito da dengue
Secretaria da Saúde divulga índices de infestação do mosquito da dengue

Em percentual de infestação, o município de Guaraci, próximo a Londrina, lidera o ranking com 8,33, seguido de Paiçandu, próximo a Maringá que está com 7,40, Mercedes pertencente à Regional de Saúde de Toledo com 6,48 e Nova Aliança do Ivaí, da região de Paranavaí, com 5,17. “O percentual é baseado em pesquisa a cada 100 imóveis. Então se um município tem 1% significa que a cada 100 imóveis visitados um tem foco de criação do mosquito”, explica o secretário da Saúde, Gilberto Martin. O levantamento foi feito entre setembro e novembro de 2009.

As regionais de Maringá e de Paranavaí são as que apresentaram maior número de cidades com IIP elevado, cinco e quatro, respectivamente. Historicamente as regiões Oeste, Norte e Noroeste concentram o maior número de casos e focos de criação do mosquito.

Para combater a doença, segundo o secretário, é imprescindível a participação de toda a sociedade. “Sem a participação da população é impossível estabelecer controle satisfatório para a ocorrência da doença, uma vez que a maioria dos criadouros – mais de 90% – são encontrados dentro dos imóveis”, completou Martin.

Para esta temporada de calor a Secretaria da Saúde está preparando uma nova edição do “Verão sem Dengue” que começará com a“Caravana Contra a Dengue”. O movimento, que tem como objetivo mobilizar todos no combate à doença, percorrerá entre os dias 25 de janeiro e 6 de fevereiro diversos municípios.

Os vinte municípios com maiores IIP são (em destaque os municípios da Regional de Saúde de Paranavaí):

Guaraci - 8,33
Paiçandu - 7,40
Mercedes - 6,48
Nova Aliança do Ivaí - 5,17
Guairá - 3,90
Foz do Iguaçu - 3,80
Paranavaí - 3,70
Ângulo - 3,54
Nova América da Colina - 2,82
Ribeirão do Pinhal - 2,76
Paranacity - 2,59
São Pedro do Iguaçu - 2,56
Campo Mourão - 2,40
Cambe - 2,40
Jardim Olinda - 2,35
Tapira - 1,99
Maringá - 1,90
Atalaia - 1,82
Lira Pontes - 1,82
Inajá - 1,80

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto