Secretaria da Saúde verifica que lei antifumo é bem aceita pela população


  

A Lei Estadual Antifumo que valendo desde domingo no Paraná já está sendo bem aceita pela população. De acordo com o balanço preliminar da Secretaria da Saúde, divulgado nesta segunda-feira (30/11), cerca de 500 equipes estiveram envolvidas na mobilização e visitaram cerca de 2 mil estabelecimentos no primeiro dia de fiscalização. Ao todo foram lavradas quatro autuações.

Veja também: Lei Antifumo entra em vigor neste domingo

“Esta primeira fiscalização teve forte cunho educativo e informativo, mobilizamos praticamente todo o Estado por meio das regionais de saúde, que em parceria com equipes municipais, orientaram e esclareceram as principais dúvidas da população para evitar o descumprimento da lei”, destacou o secretário da Saúde, Gilberto Martin.

O diretor-substituto da 2ª Regional de Saúde Metropolitana, Paulo Almeida, lembrou que a lei tem como objetivo proteger inclusive a saúde dos fumantes. “Muitos estão vendo a lei apenas pelo seu caráter punitivo, quando na realidade sua intenção é proteger a saúde de todos, contribuindo para o enfrentamento da maior epidemia evitável”, reforçou.

Na maioria dos municípios onde ocorreu a mobilização, a proposta foi bem aceita pelos estabelecimentos. “A proposta foi um sucesso em Umuarama, tivemos boa receptividade e nenhum inconveniente. Tanto os donos dos estabelecimentos como os usuários estão satisfeitos com a lei e serão solidários a ela”, relatou o diretor da 12a Regional de Saúde de Umuarama, Armando Cerci Júnior.

Em Londrina, onde 60 profissionais foram envolvidos, a lei também foi bem aceita. “As pessoas estão mais conscientes e poderemos contar com a colaboração dos usuários e donos de estabelecimento para que a proposta seja cumprida corretamente” comentou o diretor da 17a Regional de Saúde de Londrina, Adilson de Castro.

SATISFAÇÃO - Durante a visita aos estabelecimentos, o que se observou foi a satisfação dos proprietários dos locais, que agora poderão trabalhar num ambiente mais saudável. O dono de uma pastelaria, em São José do Pinhais, Teng Sakang, concorda com a iniciativa e já fixou avisos de proibido fumar para evitar multas. “Com certeza esta ação será melhor para a minha saúde e de meus funcionários”, comentou.

Frequentador do local, o mecânico Cleiton Carvalho, achou ótima a proibição. “Agora posso frequentar qualquer lugar sem voltar com a roupa fedendo fumaça e sem precisar ficar fugindo dos fumantes”, relatou.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto