Secretaria de Saúde e parceiros preparam arrastão de medicamentos em Paranavaí


  

Uma reunião realizada nesta quarta-feira (16) na Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) tratou da realização de uma campanha de arrastão de medicamentos em Paranavaí. Um estudo realizado pela própria Sesau aponta que boa parte da população paranavaiense possui remédios estocados em casa. Alguns deles inclusive fora do prazo de validade. A ideia do arrastão é retirar das residências medicamentos fora de uso, dar uma destinação adequada, seja ela reutilização ou incineração, e ainda conscientizar a população para o perigo da automedicação e do uso de remédios fora do prazo de validade.

O encontro foi conduzido pela secretária de Saúde, Selma Weber, e contou com a presença de diretores da Secretaria, profissionais do PA (Pronto Atendimento) e do Programa Saúde da Família, representantes do Tiro de Guerra, do Conselho Municipal de Saúde e da Farmácia Escola.

A campanha será lançada a partir da próxima semana. Está programado a entrega de panfletos e veiculação de propagandas em diversas mídias, orientando a população como participar. Já o arrastão está previsto para ocorrer entre os dias 11 e 16 de abril (segunda a sábado). A iniciativa vai contar com a parceria do Tiro de Guerra, que irá disponibilizar cerca de 100 atiradores.

Além das visitas domiciliares, a campanha também contará com pontos fixos de coleta de remédios que poderão ser entregues nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outros órgãos públicos do setor. Entidades de classe e religiosas também serão convidadas a participar.

O farmacêutico do PA, Leonardo Simonetti, explica que é necessário retirar os remédios das residências mesmo que não estejam vencidos. “O medicamento pode não estar vencido mas a prescrição para o seu uso pode estar”, alerta. De acordo com ele, o Brasil possui altos índices de intoxicação por medicamentos. Um exemplo citado é a popular dipirona, facilmente encontrada nas casas dos brasileiros.

Para o médico e diretor de saúde Sari Omar, o resultado mais importante da campanha será o efeito pedagógico. “Quando se lança uma campanha como esta estamos lembrando a população dos riscos que estão envolvidos no uso inconsciente e irresponsável de medicações”, ressaltou.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto