Secretaria de Saúde e Provopar somam forças no combate ao câncer de mama em Paranavaí


  

A Secretaria Municipal de Saúde e o Provopar vem somando forças na realização da campanha de combate ao câncer de mama em Paranavaí. Durante esta semana e principalmente na sexta-feira, 27, Dia Nacional de Combate ao Câncer de Mama, a secretaria e entidades estarão envolvidas na mobilização da população do município a fim de conscientizar a todos da necessidade do auto-exame e da prevenção da doença que pode acometer homens e mulheres.

Na noite da última sexta-feira, uma palestra reuniu dezenas de pessoas no salão de eventos da Aciap para falar do combate a doença.
Na noite da última sexta-feira, uma palestra reuniu dezenas de pessoas no salão de eventos da Aciap para falar do combate a doença.

Entre as ações que serão desenvolvidas esta semana estarão visitas em escolas e faculdades com entrega de material explicativo. Todo o comércio da cidade também estará envolvido. Seguindo uma iniciativa da Aciap, lojistas e vendedores estarão vestidos com roupas rosas, bem como os manequins das vitrines, fazendo menção ao símbolo da campanha, caracterizado por um laço rosa. Os agentes da Ditran também estarão vestidos com uma camiseta da campanha.

Segundo Silvânia Maria de Souza, coordenadora do Programa Saúde da Mulher, da Secretaria da Saúde, as Unidades Básicas de Saúde também distribuirão materiais explicativos na sexta-feira. No mesmo dia, uma pirâmide montada em frente à prefeitura irá realizar orientações do auto-exame para quem passar pelo local e fará o agendamento da coleta de preventivo.

Também na sexta-feira, na UBS da Zona Leste, será realizado uma feira de serviços que irá atender a população com exame de mama, corte de cabelo, teste rápido de HIV, orientações sobre DST/HIV/AIDS, coleta de preventivo, entre outros serviços. A feira será realizada no horário normal de funcionamento do posto, das 8 às 17 horas.

Na noite da última sexta-feira, uma palestra realizada pela médica mastologista, Maria Emília Costa, reuniu dezenas de pessoas no salão de eventos da Aciap para falar do combate a doença. De acordo com a médica, o câncer de mama é um problema de saúde pública de alta incidência que está levando a uma alta taxa de mortalidade.

“Existe ainda um medo e um preconceito que deve ser vencido. O diagnostico precoce é muito necessário. Infelizmente a realidade brasileira mostra que as pessoas com tumores que procuram o médico já estão em um estágio avançado da doença, o que torna mais difícil a cura”, declarou ela.

“Vamos investir nossos recursos em ações de prevenção e evitar que o câncer avance. Quanto mais cedo diagnosticado, maior a chance de cura dos pacientes. O trabalho do Provopar vem somar ao trabalho da Secretaria da Saúde para que a mobilização tenha uma maior abrangência. Vamos fazer com que a informação chegue ao maior numero de pessoas”, explicou a primeira-dama e coordenadora do Provopar, Cristina Lorenzetti.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto