Secretaria de saúde repassa equipamentos para instituições


  

Computadores, equipamentos técnicos e administrativos. Estes foram alguns dos itens repassados às três instituições que participam da rede de atendimento a pacientes portadores de DST/HIV/AIDS.

Os materiais foram adquiridos com recursos do Ministério da Saúde com contrapartida do município por meio do programa DST/HIV/AIDS.

As instituições beneficiadas foram: COAS/CTA - Centro de Orientação e Apoio Sorológico/Centro de Testagem e Aconselhamento; SAE - Serviço Ambulatorial Especializado do CRE - Centro Regional de Especialidades (pertencente ao Consórcio Intermunicipal de Saúde) e a Organização não-governamental GOES – Gotas de Esperança.

Cada instituição tem papel preponderante no atendimento aos pacientes: O COAS/CTA tem como objetivo fortalecer o diagnóstico mediante aconselhamento coletivo e individual, além de testagens sorológicas para HIV e sífilis. Já o SAE, é responsável pela assistência médica aos pacientes portadores do HIV e dos que já desenvolveram Aids, enquanto que o GOES tem como foco a assistência aos pacientes e às famílias.

As instituições trabalham em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde que, atualmente, é responsável por coordenar o programa DST/HIV/AIDS no município. O trabalho tem garantido o alcance de metas importantes, entre elas, o diagnóstico precoce e o controle das doenças com reflexos positivos tanto em Paranavaí como na região.

Os equipamentos foram entregues pelo secretário de saúde, Fábio Ferreira de Souza. Ele explicou que o município tem como meta investir até o final do ano aproximadamente R$ 88 mil no setor.

A coordenadora municipal do programa DST/HIV/AIDS, Roseli de Oliveira Borges, conta que com a reestruturação do COAS/CTA, serão iniciados até setembro os exames de teste rápido de HIV. Este tipo de exame vai possibilitar que os resultados saiam em apenas uma hora. “Vai melhorar o diagnóstico precoce, o medo e a ansiedade do paciente que, muitas vezes, por receio, não retorna para buscar os resultados”, comentou.

Segundo ela, além de todos os investimentos feitos na área nos últimos anos, o município tem promovido ações de prevenção em escolas, empresas, casas de prostituição presídios e programas sociais como Cecap, Cense, Guarda Mirim, entre outros. “Também realizamos trabalhos nas unidades básicas de saúde com a distribuição de preservativos, material educativo, além de tratamento das DST’s mais comuns e encaminhamento aos COAS/CTA”, destacou.

O coordenador do COAS/CTA Valdo Boanova, a coordenadora do SAE, Isabel Cristina Santos e a presidente do GOES, Lindaura Rodrigues agradeceram o recebimento dos materiais. Para eles, os equipamentos vão contribuir para o fortalecimento das ações desenvolvidas.Aids No Paraná, desde 1984, quando foi notificado o primeiro caso da doença, 18.010 pessoas adultas estão com Aids. A população masculina ainda é a mais infectada com 11.887 casos contra 6.123 femininos. Um dos problemas no combate à doença é o diagnóstico tardio. Grande parte das notificações ocorre somente quando o paciente é internado.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto