Secretaria de Saúde trabalha no combate ao tabagismo entre idosos


  

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estão se mobilizando para combater o tabagismo entre idosos em Paranavaí. Estima-se que, dos quase 12 mil idosos que vivem no município, um número muito expressivo seja usuário de tabaco.

Como consequência disso, doenças associadas ao vício estão presentes na maioria dos usuários, tais como infarto, bronquite, enfisema, derrame e câncer. Para tentar diminuir a incidência dessas doenças, a Secretaria vem desenvolvendo uma série de atividades, bem como palestras e distribuição de material explicativo.

Rozimeire Burgel, coordenadora do programa Hiper/Dia e saúde do idoso, conta que os idosos do município participam regularmente de palestras e recebem materiais que tem por objetivo alertar sobre os malefícios do cigarro principalmente nas pessoas acima de 60 anos. Ela explica ainda que, se além de tabagista, a pessoa também for hipertensa ou diabética, o risco das doenças acima citadas são ainda maiores.

Interessados nos programas de combate ao tabagismo da Secretaria de Saúde podem ligar no telefone 3421-1300 ou procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto