Secretário participa de lançamento oficial do Dia “D” de vacinação


  

O Dia “D” de vacinação contra gripe é uma das mais importantes datas da saúde em todo o Brasil. Amanhã (sábado), dia 12, todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estarão abertas para a campanha de vacinação, e o secretário estadual de Saúde, Antônio Carlos Nardi, esteve em Paranavaí nesta sexta-feira (11/5) para sua primeira visita como secretário e falou sobre o tema.

“A vacina é um ato de responsabilidade do poder público e da sociedade. A gripe é uma doença que mata e com a vacina contra a Influenza, desde que foi instituída, foi possível diminuir os óbitos e casos de internação devido a complicações respiratórias. A sociedade deve entender a importância da vacinação e não esperar até o último momento para procurar as unidades”, reforçou o secretário.

Sobre a nova equipe da Secretaria de Saúde do Paraná, Nardi afirmou que será um
trabalho célere e responsável. “A governadora Cida Borghetti nos deu a missão de
proporcionar mais celeridade as ações governamentais de saúde. Teremos que acompanhar o ritmo dela, que até agora tem sido intenso. Faremos uma gestão responsável, qualificada e de resultado. Não vamos prometer aos prefeitos o que não
podemos fazer, mas aquilo que estiver ao nosso alcance, estaremos à disposição de trabalhar”.

Os vereadores Cláudio Sabino, Mancha e Professor Carlos acompanharam a visita do
secretário Antônio Carlos Nardi a Paranavaí. Ele também foi recepcionado pelo chefe da 14ª Regional de Saúde, Nivaldo Mazzin, e pela secretária de Saúde do município, Andréia Vilar.

Dia “D” – Para ser imunizado é necessária a apresentação da carteira de vacina, documento de identificação pessoal com foto e, para as grávidas, a carteira de gestante. As pessoas com doenças crônicas devem apresentar ainda a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina (o CID de identificação da doença), e o professores precisam apresentar a declaração da instituição de ensino onde trabalham (timbrada, assinada e carimbada pelo diretor).

Todos os postos de saúde de Paranavaí irão atender ao público neste sábado (12), das
8h às 17h, sem intervalo para almoço. A Campanha Nacional de Vacinação contra a
Gripe vai até o dia 1º de junho em todo o país.

Familiares que têm pacientes acamados, deverão entrar em contato com a UBS mais
próxima de sua casa para agendar a visita da equipe para a aplicação da vacina.
As doses da vacina trivalente que protegem contra a gripe comum (tipo B) e duas gripes do tipo A (H1N1 e H3N2) são gratuitas. Mais informações podem ser obtidas na
coordenação do setor de Imunização do município, pelo do telefone 3423-7084.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto