Taxa de mortalidade infantil apresenta queda em Paranavaí


  

Dados preliminares do sistema de informação de mortalidade do município, divulgados recentemente pela Secretaria Municipal de Saúde, apontam que Paranavaí teve queda na taxa de mortalidade infantil nos últimos anos. De acordo com os dados, que estão sujeitos à alteração, a taxa, que era de 19,3 mortes para cada mil nascidos vivos em 2008, caiu para 17,2‰ em 2009 e chegou a 13,7‰ em 2010. Enquanto isso, de acordo com o IBGE, o índice brasileiro em 2010 ficou em 19,8 mortes/mil nascimentos, o do Paraná em 17,9‰ e o da região Nordeste do país atingiu assustadores 34,4‰.

A taxa de mortalidade infantil corresponde ao número de crianças que vão a óbito antes de completar um ano de idade. Mais do que isso, esse índice é de fundamental importância para se avaliar a qualidade de vida de uma determinada região ou país.
Segundo a coordenadora do setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Edna Arroteia da Silva, a queda deste índice reflete a melhora da educação em saúde e o maior acesso à informação por parte da população carente. De acordo com Edna, esta queda no gráfico da taxa de mortalidade nem sempre é contínuo e requer atenção por parte das autoridades.

No entendimento da enfermeira, a redução da natalidade nos últimos anos também colabora para a diminuição da taxa, assim como o trabalho das equipes do PSF (Programa Saúde da Família) que lidam diretamente com as comunidades mais carentes. Campanhas de vacinação e aleitamento materno, melhora da assistência e orientação as gestantes, acompanhamento pré-natal, assistência hospitalar aos recém-nascidos, combate a desnutrição e melhora no saneamento básico são outras iniciativas de fundamental importância para se chegar a índices cada vez menores, aponta a coordenadora.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto