Tempo seco e problemas respiratórios fazem aumentar procura por atendimento no PA


  

A baixa umidade do ar, que nos últimos dias tem ficado próximo a 30%, é a principal responsável pelo aumento de problemas respiratórios. Nesta época do ano, o Pronto Atendimento Municipal (PA) e as Unidades Básicas de Saúde registram um grande aumento no número de pacientes com doenças desta natureza. Bronquite, asma, tosse, gripe e resfriado são alguns exemplos dos males que afetam grande parte da população durante o inverno.

De acordo com Randal Fadel Filho, diretor do PA, dos quase 1.200 atendimentos realizados pelo Pronto Atendimento na última semana, cerca de 30%, ou seja, quase 360 atendimentos, foram motivados por complicações no sistema respiratório.

A médica Gislaine Erédia Araújo, diretora da Secretaria de Saúde, explica porque os casos de doenças respiratórias são tão frequentes. “O ar seco provoca ressecamento da mucosa das vias nasais e dos brônquios. Esta mucosa tem o papel de envolver germes e vírus e expeli-los do organismo, evitando que cheguem aos pulmões. Por isso, quando a umidade do ar está baixa, as pessoas ficam mais propensas a essas doenças”, informa Gislaine.

Como se proteger - A prevenção é sempre o melhor remédio. Beber de dois a três litros de água diariamente, evitar ambientes com ar-condicionado, umedecer uma toalha de banho e pendurá-la na cabeceira da cama na hora de dormir, utilizar umidificador de ar. Estas são algumas dicas da médica para não deixar que o ambiente fique extremamente seco, prejudicando a mucosa que protege o organismo das doenças respiratórias.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto