Terceiro Lira aponta infestação média abaixo de 1% em Paranavaí


  

A Vigilância em Saúde (Visa) divulgou nesta segunda-feira (08/08) o resultado do terceiro LIRA (Levantamento de Índice Rápido do Aedes) deste ano, realizado entre os dias 1 e 5 de agosto. A infestação média ficou em 0,8%, sendo o extrato 2 (Centro) o mais atingido, com 1,4% de infestação. Em seguida vem o extrato 3 (Jardim São Jorge), com 0,9%, o extrato 4 (Jardim Santos Dumont), com 0,5%, e o extrato 1 (Jardim Ouro Branco), com 0,4%.

Se por um lado a população comemora a queda no índice, por outro ainda existe a preocupação com os criadouros do mosquito. É que desta vez, além dos focos encontrados nos depósitos móveis (vasos e pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais), em 31% dos casos, a Vigilância também registrou um grande aumento no número de focos encontrados em lixos e outros resíduos sólidos. Cerca de 37% dos focos encontrados durante o levantamento estavam nestes locais.

De acordo com o José Marchi, chefe da Visa, para que este problema não venha a se tornar uma armadilha para a população assim que a temperatura aumentar, a Vigilância em Saúde vai intensificar o trabalho do caminhão de apoio, que faz coleta de lixos e entulhos, nos pontos onde foram registrados os maiores índices de focos do mosquito.

Quanto à redução do índice de infestação, Marchi acredita que o resultado seja a soma da queda nas temperaturas e o trabalho incansável que os agentes de saúde tem desempenhado no município, juntamente com a utilização do caminhão de apoio e o acompanhamento dos pontos estratégicos.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto