UBS Centro será ponto de referência para casos suspeitos de Covid-19


  

A Prefeitura de Paranavaí definiu que a partir desta quinta-feira, dia 19 de março, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro fará atendimentos exclusivos para casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) e dengue. A equipe de atendimento do Estratégia Saúde da Família (ESF) será deslocada para outra unidade ainda a ser definida.

UBS Centro será ponto de referência para casos suspeitos de Covid-19, em Paranavaí
UBS Centro será ponto de referência para casos suspeitos de Covid-19

“Estamos nos preparando para receber casos de todos os tipos. Queremos garantir que os pacientes suspeitos de coronavírus tenham o mínimo de contato com outras pessoas, dessa forma a transmissão tende a ser menor. Se for necessário, vamos deixar outras unidades de saúde exclusivas para o atendimento do Covid-19, mas por enquanto será apenas a UBS do Centro”, explica a secretária de Saúde, Andreia Vilar.

Ainda segundo a secretária, quem puder deve evitar aglomerações, pois a transmissibilidade da doença é rápida e fácil. “Nossa recomendação é que as pessoas evitem aglomerações e só procurem a unidade de saúde caso apresentarem os sintomas da doença. Nenhuma cidade do Brasil está preparada para uma crise dos níveis que aconteceram nos outros países, por isso, temos que ter cuidado redobrado nesse momento. A Itália tem melhor capacidade de atendimento e está em uma situação catastrófica. Não podemos vacilar e nem subestimar o que está acontecendo”, afirmou Andreia.

Sobre a doença – O coronavírus pode causar infecção respiratória bem como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). A doença causada pelo novo coronavírus foi batizada de Covid-19 e descoberta no final de 2019. O primeiro país a ter um caso registrado foi a China.

A doença pode ser transmitida pelo ar (vias respiratórias), por contato físico (beijo, abraço ou aperto de mão) ou contato com superfícies contaminadas (celulares, maçanetas, teclas, apoios de transporte público e etc). Os sintomas mais comuns a serem apresentados são: tosse, febre (acima de 37º), dores no corpo e nos casos mais graves insuficiência renal e dificuldade respiratória.

A melhor maneira de se prevenir é manter as mãos e as superfícies sempre higienizadas. Outra maneira importante de evitar a doença é não tocar os olhos, nariz e boca. Pessoas que já tiveram outras doenças podem apresentar casos mais graves se contraírem o novo coronavírus. O uso de máscaras é recomendado apenas para pacientes que tiveram o exame de Covid-19 confirmado ou para quem está em contato com alguém com sintomas de gripe.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto