Última semana da campanha de vacinação contra a pólio


  

Os pais têm mais uma chance para levarem seus filhos tomar a segunda dose da gotinha contra a pólio. A campanha termina na próxima sexta-feira (27) e falta pouco para o estado ser o primeiro do País a atingir a meta de 95%. “Os pais devem anotar na agenda e manter o compromisso, deixando seus filhos e o Paraná imunes contra a paralisia infantil”, disse o secretário da Saúde, Carlos Moreira Júnior.

Veja também:
84% das crianças foram imunizadas em Paranavaí
Pontos de vacinação para a segunda etapa contra paralisia infantil

Até o momento, o Paraná foi o estado que mais vacinou no país, com 708.820 crianças vacinadas, o que representa 92% do total de crianças entre zero e cinco anos incompletos. Em seguida vem o estado do Rio Grande do Sul, com 88,7% de vacinados, e São Paulo com 87,4% do público alvo imunizado. Nenhum estado alcançou a meta ainda. Até esta segunda-feira (23) foram imunizadas no país 79% das crianças.

Das 22 regionais de saúde do Paraná, nove ultrapassaram a meta de 95%. Ivaiporã foi a que mais vacinou, com 98% de crianças imunizadas. Em seguida vêm as regionais de Cianorte e Francisco Beltrão, ambas com 97%. Outras sete regionais ultrapassaram os 90% e estão próximos de atingir a meta.

“Mesmo com a doença erradicada precisamos manter a prevenção. Quanto maior a cobertura vacinal, maiores as chances da paralisia infantil continuar longe do estado”, afirma o Superintendente de Vigilância em Saúde, José Lúcio dos Santos.

A vacinação está ocorrendo em 4.100 postos de saúde do estado, o horário de funcionamento vai das 8h às 17h. Nessa última semana o estado deverá vacinar cerca de 64 mil crianças para atingir a meta de 95%.

Doença – a poliomielite é uma doença infecciosa e altamente contagiosa. Ela afeta o sistema nervoso central e leva a pessoa a ter paralisia com deformidades, podendo levar a morte. A transmissão ocorre via fezes de pessoas contaminadas, vias respiratórias, ou alimentos e água contaminada.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto