Bairro de Paranavaí terá unidade de saúde construída com recursos do Japão


  

O Bairro Chácara Jaraguá terá a sua unidade básica de saúde e a implantação do Programa Saúde da Família – PSF, com uma equipe própria. O anúncio foi feito na noite de quinta-feira (23) pelo prefeito Maurício Yamakawa, em reunião com moradores. O empreendimento será patrocinado pelo governo japonês, fruto de um convênio assinado no Consulado Geral do Japão no Paraná, na tarde da última quarta-feira. A doação do governo japonês é de US$ 83.310 (aproximadamente R$ 160 mil). Concluída, a estrutura pública de saúde vai beneficiar cerca de 2 mil moradores do Jaraguá e bairros próximos.

O acordo, assinado pelo prefeito Mauricio Yamakawa e pelo cônsul-geral do Japão no Paraná, Soichi Sato, representa o reconhecimento do governo nipônico ao Programa Saúde da Família (PSF), que atende 80% da população de Paranavaí. Quando assumiu, o prefeito Yamakawa determinou a ampliação de sete para 12 equipes, com novo avanço no ano seguinte, saltando para 16 equipes. Agora, com a unidade do Jaraguá, Paranavaí totalizará 17 equipes de PSF. A intenção é implantar a nova unidade no início do ano que vem, coincidindo com as comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil.

Duplamente feliz com a obtenção dos recursos e com o reconhecimento internacional do avanço da cidade na estratégia de PSF (parceria com o Governo Federal), Yamakawa lembra que desde o ano de 2005 buscou apoio do governo japonês. As portas foram abertas no mesmo ano, quando o prefeito integrou a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visita oficial ao Japão. Naquela oportunidade, o prefeito esteve ainda em Toyohashi, atendendo convite daquela cidade japonesa. Em Toyohashi residem cerca de 17 mil brasileiros, muitos de Paranavaí e da região. Já em fevereiro de 2006 Yamakawa foi o único executivo do Brasil que integrou uma nova equipe, desta vez viajando a convite do governo central do Japão

A doação ao PSF foi viabilizada pelo Programa da Assistência a Projetos Comunitários, criado pelo governo japonês para prestar ajuda humanitária a países em desenvolvimento, nas áreas de educação básica, capacitação profissional, saúde e saneamento, com recursos provenientes de impostos pagos pelo povo japonês.

“É a realização de um sonho dos moradores", diz líder comunitário.

A construção da unidade de saúde é a realização de um sonho dos moradores, cuja reivindicação existia desde 2002. A informação é do presidente da Associação de Moradores da Chácara Jaraguá, Amarildo Geraldo Costa Ele disse que no início da atual gestão pleiteou a implantação de uma equipe de PSF no bairro. Após as reivindicações e apresentações de projeto, o sonho se concretiza agora, com a liberação dos recursos. O mobiliário da nova estrutura deverá ser viabilizado pela comunidade, informa o presidente. Para ele, é uma forma de buscar envolvimento dos moradores e também o compromisso de zelar para evitar que vândalos encurtem a vida útil da estrutura.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí
http://www.paranavai.pr.gov.br/modules/news/article.php?storyid=1665






Design by Gustavo Picoloto