UPA teve quatro atendimentos de emergência neste domingo


  

A Unidade Pronto Atendimento (UPA) de Paranavaí teve neste domingo, dia 26/5, um dia extremamente movimentado. Foram 212 atendimentos, mas apenas quatro classificados como emergência (que necessitam de atendimento imediato), que tiveram um tempo médio de espera de quatro minutos.

“Nós temos em média 160 atendimentos por dia na UPA, mas neste domingo o número foi um pouco maior. Sempre temos explicado que a UPA prioriza atendimentos de urgência e emergência, que são os casos graves e precisam de atendimento imediato. Pacientes que não se encaixam nesses grupos devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro. Os classificados ‘como pouco urgente e não urgente’ (verde e azul) estarão sujeitos à longa espera, pois não são prioritários”, explica a secretária de Saúde, Andréia Vilar.

Um caso específico chamou a atenção de moradores de Paranavaí. Um homem chegou na unidade aparentemente passando muito mal e se deitou no chão da recepção, mas rapidamente foi colocado em uma maca e levado para ser atendido. Outra pessoa filmou o momento e descreveu os fatos com informações falsas. “Este paciente precisa de acompanhamento, já lhe oferecemos um tratamento e ele continua na mesma situação. Só neste ano, ele foi consultado 15 vezes. É um caso recorrente, temos pleno conhecimento e fazemos o possível para atendê-lo. Lamentamos que alguém desinformado ou mau intencionado tenha publicado nas redes sociais um vídeo que não condiz com a realidade”, lamenta a secretária.

No mesmo domingo, uma criança chegou a UPA com dificuldades para respirar e teve a vida salva por um dos médicos. “Os pais perceberam que a criança, que não tem nem um mês de vida, estava com muita dificuldade de respirar. Rapidamente ela foi até a UPA, que prontamente foi atendida pelo nosso médico e conseguiu identificar o problema e salvar a vida do bebê que já estava ficando roxo”, contou Andréia.

A Secretaria de Saúde volta a reforçar que a Unidade Pronto Atendimento (UPA) 24h é uma unidade de atendimentos de emergência e urgência. Pessoas que forem até a UPA e não estiverem em situação de risco, estarão sujeitas a uma fila de espera de no mínimo quatro horas.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto