Vacinas da Pfizer para pessoas com comorbidades serão aplicadas na próxima terça e quarta-feira em Paranavaí


  

Na próxima terça e quarta-feira, dias 1º e 2 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação de Imunização, fará uma ação especial de vacinação no Centro de Eventos de Paranavaí para pessoas da faixa etária de 18 a 42 anos que tenham comorbidades (listadas no Plano Estadual de Imunização) ou deficiência permanente. Durante a ação, serão aplicadas as primeiras doses da vacina Pfizer.

Veja também: Paraná descentraliza vacinas da Pfizer e 21 municípios recebem as doses na próxima semana

A vacinação será separada em grupos: na terça-feira (1º/6) serão vacinadas as pessoas com idades entre 30 e 42 anos; e na quarta-feira, dia 2/6, será a vez das pessoas com idades entre 18 a 29 anos e das gestantes, maiores de 18 anos, que tenham comorbidades. Nos dois dias, a imunização acontecerá das 8h às 18h, e a vacinação respeitará a ordem de senhas que serão distribuídas no local.

Para a imunização, são consideradas comorbidades doenças como diabetes, pneumopatia crônica grave, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, doenças cardiovasculares, doenças cerebrovasculares, doença renal crônica, imunossuperssão, anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática e Síndrome de Down. Confira a lista com a descrição completa das comorbidades aceitas conforme o Plano Estadual de Imunização.

Para receber a dose da vacina, basta que o público-alvo se dirija ao Centro de Eventos levando documento de identificação com foto, Cartão SUS, Cartão de Vacina, Cartão de Gestante (para as grávidas) e uma prescrição/declaração com indicação do médico para receber a dose, constando a comorbidade existente. A 14ª Regional de Saúde disponibilizou ainda um modelo de Formulário para Atestado Médico autorizando a vacinação contra Covid-19, que pode ser preenchido, assinado e carimbado pelo médico responsável.

Além dos documentos padrão, as pessoas com deficiência permanente, precisam estar cadastradas no PBPC (Programa de Benefício de Prestação Continuada) e constantes na lista fornecida pela Secretaria de Assistência Social, ou com outro documento comprobatório. São consideradas pessoas com doenças permanentes aquelas que têm impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Este grupo inclui pessoas com: 1 - Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; 2 - Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo; 3 - Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; 4 - Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.

Lembrando que as pessoas que tomaram a vacina contra Influenza há menos 15 dias e aquelas que foram positivadas para Covid-19 há menos de 30 dias, não poderão ser imunizadas neste momento.

Serviço
PESSOAS COM COMORBIDADES OU DEFICIÊNCIA PERMANENTE – 1ª dose
- de 30 a 42 anos – dia 1º de junho (terça-feira)
- de 18 a 29 anos – dia 2 de junho (quarta-feira)
- gestantes com comorbidades (maiores de 18 anos) – dia 2 de junho (quarta-feira)

Local: Centro de Eventos
Horário: das 8h às 18h

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto