Vigilância registra queda de infestação do mosquito transmissor da dengue em Paranavaí


  

Na mesma semana em que Londrina decretou estado de emergência por causa da dengue, Paranavaí registrou queda no índice de infestação do mosquito transmissor da doença (Aedes aegypti), que estava entre 2,8 e 3,2% nesta segunda-feira (31/01).

O número, não oficial, faz parte de um levantamento realizado diariamente pelos agentes da Vigilância Sanitária (Visa) de Paranavaí e mostra uma redução de quase 50% se comparado ao último Lira (Levantamento de Índice Rápido), divulgado em janeiro, e que registrou 5,6% de infestação do mosquito.

Para José Marchi, chefe da Vigilância Sanitária, embora a situação de Paranavaí seja mais tranquila do que a de Londrina, que já registrou pelo menos 144 casos confirmados da doença em 2011, ainda há muitos motivos para se preocupar. Isso porque, o índice de 2,8% continua acima do tolerável pela Organização Mundial de Saúde, que é 1%.

Para Marchi, o fato da diminuição do índice ter acontecido em pleno regime de chuvas mostra a eficiência do trabalho dos agentes de saúde (que agora contam com a colaboração dos agentes do Programa Saúde da Família), do acompanhamento dos pontos estratégicos, e a força das parcerias que vêm sendo estabelecidas com alguns órgãos, entidades e empresas privadas do município.

De acordo com o chefe da Vigilância, não é porque Paranavaí ainda não teve nenhum caso confirmado da doença neste ano que a população pode baixar a guarda. “Este é um momento crucial, pois temos casos confirmados de pessoas infectadas na nossa região, o que mostra que a dengue está muito mais próxima do que alguns imaginam”, alerta Marchi.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto