Vigilância Sanitária divulga novo Lira de Paranavaí


  

O resultado do Levantamento de Índice Rápido do Aedes preocupa, já que o limite tolerável é de menos de 1%.

A Vigilância Sanitária (Visa) de Paranavaí realizou novo Levantamento de Índice Rápido do Aedes (Lira). A pesquisa abrangeu todos os bairros e apontou um índice preocupante: 1,7% de infestação. De acordo com o diretor da Visa, José Marchi, o maior problema ainda está na falta de cooperação dos moradores no trabalho de combate aos focos do mosquito transmissor da dengue.

O novo Lira mostra que quase 55% dos focos do mosquito da dengue estão nos depósitos móveis, ou seja, vasos, pratos e fracos com plantas e bebedouros de animais, por exemplo. A preocupação com lixo e outros resíduos sólidos também é grande, já que a frequência de focos do Aedes aegypit nesses casos chega a 18,2%, do total apontado pelo Lira. Calhas, lages, ralos e sanitários em desuso representam 12,1% e depósitos ao nível do solo são responsáveis por 9,1% dos focos de mosquito da dengue encontrados em Paranavaí. O Lira realizado pela Visa também aponta outros criadouros: pneus e outros materiais rodantes, e depósitos naturais, como bromélias e buracos em árvores.

José Marchi, diretor da Visa de Paranavaí, explicou que a parte do município está sendo feita, com visitas constantes aos moradores, levando orientações sobre como combater o mosquito da dengue, eliminando os focos. “Cada morador precisa fazer a própria parte, ou corremos o risco de ter um número alto de pessoas com dengue em Paranavaí.” Segundo Marchi, o índice de 1,7% de infestação apontado pelo Lira é preocupante, se comparado ao tolerável pela Organização Mundial de Saúde: menos do que 1%. “Estamos com uma margem considerada de alto risco”, completou Marchi.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto