Visa trabalha na fiscalização de pontos estratégicos de infestação do mosquito da dengue


  

Hoje (22/12) pela manhã o comitê municipal de combate à dengue se reuniu para avaliar a situação de Paranavaí no combate a uma epidemia da doença. O comitê é formado por representantes de diversos órgãos públicos e entidades locais e juntos, os componentes procuram estudar formas de baixar o nível de infestação do mosquito e de conscientizar a população. A reunião também contou com a presença do secretário de Saúde, José Paranhos de Mesquita e do diretor da Vigilância Sanitária (Visa), Fabio Tranin.

Veja também: Vigilância Sanitária lança a campanha “Festas sem Dengue”

Além das visitas domiciliares que são realizadas durante todo o ano pelos agentes, a equipe da Vigilância Sanitária intensificou a fiscalização em pontos estratégicos de infestação do mosquito, ou seja, pontos onde as larvas do Aedes Aegypti são encontradas com grande frequência. De acordo com a Visa, existem aproximadamente 120 pontos estratégicos no município. Neles, 70% dos proprietários já foram intimados.

As visitas nos pontos estratégicos são realizadas quinzenalmente. Os proprietários que não estiverem adotando as medidas de combate ao mosquito são intimadas pela Vigilância e têm 10 dias para resolver o problema. Caso não haja colaboração e a incidência seja constatada, o município fará um auto de infração que vai gerar processo administrativo e será comunicado ao Ministério Público. A pessoa poderá responder por crime contra a saúde pública, ficando sujeito à cobrança de multa e cassação de licença sanitária e alvará. Este trabalho tem recebido a colaboração da promotora do Meio Ambiente, Suzimara de Oliveira.

Reforço – De acordo com o secretário Paranhos, no próximo mês a Visa deve receber um novo caminhão de apoio que vai reforçar o trabalho da equipe. O caminhão serve, principalmente, para recolher entulhos e fazer a limpeza de locais com grande quantidade de objetos que possam acumular água.

Casos da doença – Na última semana, foi confirmado o primeiro caso deste ciclo (verão 2009/2010) no Jardim São Vicente. Se levarmos em conta um balanço do ano de 2009, subiu para 13 o número de pessoas com a doença. Do total, 9 são de Paranavaí e 4 são importados. Desde o início deste ano já foram 128 notificações, com 94 casos negativos e 21 que aguardam o resultado dos exames. Quanto aos dados divulgados do Lira (Levantamento de Índice Rápido), os números mostram um aumento da infestação do mosquito no último levantamento. No total, foram realizados quatro levantamentos em 2009 com os seguintes resultados: 2,7% de infestação em janeiro, 2,6% em abril, 0,9% em agosto e 3,7% em novembro.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto