Aulas na rede municipal retornam na segunda-feira


  

A partir desta segunda-feira, dia 17, escolas municipais e centros de educação infantil retomam as atividades normalmente em Paranavaí. O prefeito Rogério Lorenzetti afirmou que a rede municipal de ensino está preparada para receber os alunos. Ele lembrou que professores e demais funcionários das escolas municipais passaram por treinamentos para evitar o contágio pelo vírus Influenza A (H1N1) e receberam materiais com orientações. Os alunos também serão orientados assim que as aulas forem retomadas.

Veja também:
Município segue decisão do Governo do Estado e suspende aulas até o dia 17
Decreto municipal suspende realização de eventos com aglomeração de pessoas por dez dias

“Essa doença tem características especificas para cada região. A nossa realidade é de ascendência, ou seja, temos casos crescentes de notificações e confirmações. Por orientação do Ministério Público tivemos que tomar uma atitude que achamos certa. As escolas estão preparadas, os alunos doentes serão instruídos a não comparecer as aulas e os professores estarão atentos a qualquer sinal da doença, diferente de outros locais, como templos, igrejas e boates, onde não temos este tipo de controle”, afirmou Sari Omar, diretor da Secretaria Municipal de Saúde.

A suspensão das atividades em locais com aglomeração de pessoas é explicada no decreto que tem como base as recomendações encaminhadas pelo Ministério Público ao prefeito Lorenzetti. O documento aponta que, pela Constituição Federal o poder público é responsável por ações e serviços de saúde que resultem na redução do risco de doença e outros agravos. O decreto também considera recomendações feitas pela Secretaria de Saúde e pela 14ª Regional de Saúde a fim de evitar a transmissão da Gripe A.

Em Paranavaí, nenhuma criança foi infectada pelo vírus da Gripe A até o momento. De acordo com a secretária de Educação, Cida Gonçalves, as funcionárias grávidas que trabalham na rede municipal de ensino permanecerão afastadas das escolas. Segundo ela, todas as decisões que vem sendo tomada pelo município são medidas de controle a doença, respaldadas em critérios técnicos.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto