Recolhimento de entulhos e panfletagem marcaram arrastão de dengue em Paranavaí


  

Foi realizado neste sábado (12/01) o primeiro arrastão de combate à dengue do ano em Paranavaí. Duas frentes de trabalho lideraram a ação que teve recolhimento de lixo e entulhos nos bairros (Ouro Verde, Ouro Branco, região da Santa Casa e Estádio Municipal) e panfletagem no Centro da cidade, com funcionários fantasiados de personagens como o mosquito da dengue e a dona Filó.

Veja também: Neste sábado tem Arrastão de Combate à Dengue em Paranavaí

O mutirão, que contou com a participação do prefeito Rogério Lorenzetti e secretários municipais, foi uma iniciativa da Vigilância em Saúde (Secretaria Municipal de Saúde), em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente e Infraestrutura.

A ação foi uma determinação de Lorenzetti durante uma reunião com membros de entidades que compõem o Comitê Municipal de Combate e prevenção à Dengue. Já na quinta-feira (10/01), as equipes da Vigilância fizeram uma caminhada intensiva pelos bairros com maior incidência de focos do Aedes aergipty para fazer a limpeza de terrenos e convocar a população para participar do arrastão.

“O momento é deliciado”, frisou o diretor da Visa, Décio Borges Monteiro. “O índice de infestação do mosquito é alto, há risco de surto da doença e precisamos nos movimentar rapidamente, unindo forças, para vencer mais esta batalha”, completou.

Tolerância Zero – De acordo com o diretor, a postura de tolerância zero com proprietários de imóveis com focos do mosquito da dengue já vem sendo copiada por outras cidades da região. “Um representante da Secretaria de Saúde de Umuarama me ligou nesta semana pedindo informações sobre esse projeto e me disse que pretende implantá-lo na cidade”, afirmou Monteiro. Segundo ele, nos últimos 60 dias, mais de 1.600 moradores já foram notificados por suspeita de criadouro do mosquito em suas residências.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto