Ditran alerta: transitar com veículo em ciclovias pode dar multa de R$ 880,41


  

Esta semana, a Secretaria de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito (Seprovpat) executou a pintura de uma nova ciclofaixa na Avenida Gabriel Esperidião, com aproximadamente 2km de extensão e duplo sentido de circulação. Mas, apesar de a ciclofaixa ser uma via de tráfego exclusiva para bicicletas, muitos motociclistas e motoristas de veículos estão invadindo e transitando por cima da faixa recém-pintada.

Sobre isso, a Ditran (Diretoria de Trânsito) faz um alerta: transitar com veículo em ciclovias/ciclofaixas é infração gravíssima (7 pontos) multiplicável por três, e o valor da multa é de R$ 880,41 (art. 193 do Código de Trânsito Brasileiro).

Veja também: Avenida Gabriel Esperidião terá ciclofaixa

“Nós fizemos uma ação de fiscalização na manhã deste sábado (16) e num período de uma hora, paramos aproximadamente 20 veículos circulando pela ciclofaixa. Até o fim da próxima semana, os agentes de trânsito estarão abordando os motoristas que invadirem a ciclofaixa e repassando orientações e informações sobre a infração, valor da multa e pontuação. Depois disso, o motorista que for flagrado invadindo a faixa exclusiva para bicicletas fica sujeito às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro”, explica o secretário de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito, Jeferson Cattelan.

A ciclofaixa é delimitada por faixas (sinalização horizontal) e integrada ao trânsito de veículos, não possuindo uma barreira física para separá-la, como blocos de concreto por exemplo. A iniciativa da implantação da ciclofaixa na Avenida Gabriel Esperidião visa dar uma opção para que ciclistas circulem com segurança na via, considerada uma das mais importantes da cidade.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto