Crianças de 11 anos sem comorbidades começam a ser vacinadas contra Covid nesta quarta-feira


  

Com o recebimento de um novo lote de vacinas contra Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação de Imunização, e a 14ª Regional de Saúde, dão início nesta quarta-feira, dia 19 de janeiro, à aplicação da 1ª dose em crianças com 11 anos completos, com ou sem comorbidades. Para a vacinação das crianças, os pais ou responsáveis deverão apresentar: Certidão de Nascimento, CPF (obrigatório) e Cartão SUS (se tiver). A aplicação das doses acontece no Centro de Eventos, das 8h às 13h.

Lembrando que será permitido que as crianças estejam acompanhadas de apenas um adulto responsável, para evitar aglomeração de pessoas. “Pedimos que os pais não levem irmãos maiores ou menores que não serão vacinados ou uma terceira pessoa para tirar fotos. Só permitiremos um acompanhante por criança”, reforça a coordenadora de imunização do município, Grazieli Barbaço.

Veja também: Crianças de 8 a 11 anos com comorbidades começam a ser vacinadas contra Covid nesta terça-feira. CPF é documento obrigatório

Cronograma – Nesta quarta-feira, dia 19 de janeiro, acontece a aplicação de 1ª, 2ª e 3ª dose da vacina para os seguintes grupos:
- 1ª dose: crianças de 5 a 10 anos com comorbidades; crianças de 11 anos completos com ou sem comorbidades; e pessoas maiores de 12 anos, com ou sem comorbidades;

- 2ª dose: imunizante Janssen, para maiores de 18 anos (vacinados com a 1ª dose há mais de 2 meses); imunizante Pfizer, para maiores de 12 anos (vacinados com a 1ª dose há mais de 28 dias); e imunizante Coronavac, de acordo com o prazo indicado no Cartão de Vacina;

- 3ª dose: pessoas maiores de 18 anos (vacinados com a 2ª dose há mais de 4 meses); e pessoas com alto grau de imunossupressão, maiores de 18 anos (vacinados com a 2ª dose há no mínimo 28 dias).

Lembrando que, em qualquer caso, as pessoas que foram positivadas para Covid-19 há menos de 30 dias, não poderão ser imunizadas neste momento.

1ª dose – Para receber a 1ª dose da vacina contra Covid-19, basta ir até o Centro de Eventos e apresentar um documento de identificação com foto, CPF, Cartão SUS e Cartão de Vacina.

Lembrando que, a exemplo de qualquer atendimento realizado para menores de idade, para receber a dose da vacina as crianças e os adolescentes devem, obrigatoriamente, estar acompanhados de um adulto responsável.

No caso de crianças de 5 a 10 anos com comorbidades, além da Certidão de Nascimento, CPF (obrigatório) e Cartão SUS (se tiver), também é necessária a apresentação de uma prescrição/declaração com indicação do médico para receber a dose, constando a comorbidade existente ou receituário de medicamento de uso contínuo.

Para a imunização, são consideradas comorbidades doenças como diabetes, pneumopatia crônica grave, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, doenças cardiovasculares, doenças cerebrovasculares, doença renal crônica, imunossuperssão, anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática, TEA (Transtorno do Espectro Autista) e Síndrome de Down.

2ª dose – Para receber a 2ª dose é necessária a apresentação de documento de identificação com foto, CPF, Cartão SUS, Cartão de Vacina e Cartão de Gestante (para grávidas e puérperas).

Lembrando que, para a aplicação da 2ª dose, deve-se respeitar a data indicada no Cartão de Vacina.

3ª dose – Para receber a 3ª dose, as pessoas maiores de 18 anos devem apresentar documentos pessoais e Cartão de Vacina comprovando a aplicação das duas doses anteriores. Lembrando que o intervalo para a dose de reforço deverá ser de, no mínimo, 4 meses após a imunização com a 2ª dose.

Já as pessoas maiores de 18 anos que se enquadram no grupo de alto grau de imunossupressão devem apresentar documento pessoal com foto, Cartão de Vacina com a comprovação da aplicação das duas primeiras doses, e uma Declaração Médica autorizando a vacinação, assinada e carimbada pelo médico responsável, conforme modelo em anexo disponibilizado pela 14ª Regional de Saúde.

Lembrando que, para os indivíduos com alto grau de imunossupressão, o intervalo para a dose de reforço deverá ser de, no mínimo, 28 dias após a imunização com a 2ª dose.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto