Governo lançou a campanha Volta às Aulas Sem Dengue


  

O secretário da Saúde, Gilberto Martin, e a representante da Secretaria da Educação, Denise Estorrilho Baganha, lançaram nesta sexta-feira (27/03) em Paranavaí a campanha “Volta às aulas sem dengue”. O projeto envolveu 650 mil estudantes de escolas estaduais no Paraná, que cursam da 5ª à 8ª séries.

Veja também: Governo lançará campanha Volta às Aulas Sem Dengue

Volta as aulas sem dengue
O secretário da Saúde, Gilberto Martin, e a superintendente da Secretaria da Educação, Denise Estorrilho Baganha, lançaram nesta sexta-feira (27/03) em Paranavaí a campanha “Volta às aulas sem dengue” - foto: SESA

“A luta contra a dengue não acaba nunca. Durante todo o período mais crítico do ano, que é o verão, promovemos diversos dias de combate à dengue, e a volta às aulas sem dengue é a continuação deste projeto. A Secretaria da Educação é a nossa grande parceira neste dia e estamos satisfeitos com o resultado, pois as crianças irão nos ajudar a difundir a campanha, levando informações sobre a dengue para dentro de suas casas”, avaliou Martin.

O secretário ressaltou ainda que o município de Paranavaí foi escolhido para o lançamento da campanha porque, apesar de não ter nenhum caso de dengue autóctone, apresenta alto índice de infestação predial. O secretário lembra que 90% dos criadouros do mosquito são intradomiciliares, e que para que não exista risco de epidemia os focos precisam ser destruídos. “Os números de casos confirmados de dengue no Paraná são baixos, porém temos altos índices de infestação predial nos municípios, e por esta razão não podemos descartar o risco de epidemia no futuro”, alerta.

A mobilização teve o envolvimento de toda a comunidade escolar: pais, professores, alunos e funcionários. Nos dias 23, 24 e 25 as escolas realizaram atividades didáticas sobre a dengue. No dia 26 os alunos levaram para casa um folheto (checklist), e com a ajuda da família identificaram possíveis criadouros do mosquito da dengue em suas residências. Com isso chamaram atenção dos vizinhos e amigos e levaram as informações que aprenderam na escola sobre a doença.

“Sabemos que os alunos trocam experiências com os pais. E quando eles aprendem que a atitude dos pais é equivocada, influenciam toda a família a mudar de conduta”, ressalta Denise. A superintendente da Secretaria da Educação ressaltou que o combate à dengue já é conteúdo escolar na rede pública do Paraná. “Disponibilizamos conteúdos didáticos sobre a dengue na TV Paulo Freire e no portal da Secretaria (www.diadiaeducacao.pr.gov.br). Mas deixamos que cada escola fosse livre para desenvolver as atividades. O resultado não podia ser melhor: teatro, música, cartazes e muito envolvimento das crianças”, conta.

Para o deputado estadual Antônio Teruo Kato, que já foi vítima de dengue clássica, esta mobilização representa muito para a região, porque a prevenção reduz o risco de epidemia de dengue hemorrágica, que pode matar se não for identificada rapidamente. “Vamos trabalhar junto às autoridades locais para que identifiquemos os focos e diminuamos o índice de infestação predial em nossa região”, afirma Kato.

EXEMPLO – Três escolas de Paranavaí, sendo uma estadual, uma municipal e uma particular, além de uma do município de Loanda, conseguiram envolver a comunidade escolar formando comitês de combate à dengue. Participam destes comitês alunos, funcionários, pais e professores que tem como meta tornar constantes as ações de combate à dengue nas escolas.

ATIVIDADES NAS ESCOLAS – Após o lançamento, o secretário Gilberto Martin e a superintendente de Educação visitaram duas escolas estaduais, onde conheceram o trabalho realizado pelos alunos. Na Escola Estadual Enira Moraes Ribeiro os alunos produziram cartazes e trocaram informações sobre a prevenção da doença e o combate ao mosquito transmissor. Já na Escola Estadual Bento Munhoz da Rocha (Unidade Polo) os alunos fizeram apresentações teatrais, musicais e criaram uma armadilha para o mosquito, além de produção de cartazes e troca de informações.

Paralelamente à mobilização que aconteceu em Paranavaí, outras regionais de saúde também marcaram o dia com ações educativas. Na 17a RS de Londrina, as atividades começaram no dia 24 e seguiram até esta sexta-feira (27) com a participação de professores e alunos que desenvolveram atividades de divulgação sobre a dengue e aplicaram um roteiro para verificar, em suas casas e de vizinhos próximos, focos de proliferação do mosquito.

Outra regional atuante foi a 12a RS de Umuarama que esteve participando dos trabalhos de conscientização de combate à doença. Dentre outras ações, foram distribuídos panfletos e prestado orientações aos condutores de veículos que transitavam pelo centro da cidade.

Na Região Metropolitana de Curitiba, em São José dos Pinhais, aconteceram palestras em parceria com a Secretaria Estadual e Municipal da Educação. Cerca de 200 alunos de colégios públicos e particulares participaram de palestras pela manhã e à tarde mais de cinco escolas estaduais marcaram presença no plenário da Câmara municipal, onde ocorreram as reuniões.

PANORAMA – O Paraná até o momento registrou 96 casos autóctones da doença e 27 importados. No mesmo período do ano passado eram 285 autóctones, o que representa uma queda de 66%. Entretanto, a Secretaria da Saúde alerta que apesar da redução a situação não é confortável, já que no primeiro descuido a doença pode voltar. O período mais crítico para o desenvolvimento do mosquito e o aumento no número de casos é entre os meses de março e abril.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto