Mais de 2.000 pessoas já foram testadas para Covid-19 em Paranavaí


  

Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde aponta que um total de 2.065 pessoas já foram testadas para Covid-19 em Paranavaí desde o início das medidas de enfrentamento à doença. Entre os testados, 1.075 são mulheres e 990 homens. No total, foram realizados 2.190 testes, entre exames enviados para o LACEN (Laboratório Central do Paraná), testes rápidos gratuitos e exames particulares. A explicação para que o número de testes realizados seja maior do que o número de pessoas testadas é que alguns pacientes precisaram fazer exames mais de uma vez, e por métodos diferentes, para confirmar se estavam positivos ou negativos para o Covid-19.

Veja também: Mais de 1.000 pessoas já foram testadas para Covid-19 em Paranavaí

“A procura de pessoas com sintomas ou que tiveram contato com casos positivos nos serviços de saúde da cidade aumentou consideravelmente nos últimos 30 dias. Prova disso é que, no primeiro levantamento que fizemos, tínhamos 1.030 pessoas testadas num período de 115 dias (de 15 de março a 7 de junho). Depois, em apenas 16 dias (de 8 a 23 de junho) testamos mais 505 pessoas. Agora, em apenas 9 dias (de 24 de junho a 2 de julho) já testamos mais 530 pessoas. É uma conta simples: levamos 115 dias para testar 1.030 pessoas e, agora, em 25 dias, já testamos mais de 1.035”, explica a secretária de Saúde de Paranavaí, Andréia Vilar.

Até esta quinta-feira (2/7), Paranavaí tinha 291 casos confirmados de Covid-19. Segundo Andréia, “há dois pontos que precisam ser considerados: o primeiro é que nosso termômetro para a tomada de decisões é a taxa de ocupação de leitos, principalmente os de UTI. Até o momento, a nossa taxa ficou sempre bem abaixo de 50%. Isso mostra que, apesar de termos bastante casos confirmados, são casos leves da doença, que não se agravaram a ponto de precisar ocupar um leito na ala Covid da Santa Casa. Os casos não se agravam porque estamos testando as pessoas já no início dos sintomas, já entramos com a medicação adequada para o tratamento de cada caso e ainda fazemos o monitoramento (através de um Call Center exclusivo) das pessoas que têm contato direto com quem está positivado ou aguardando resultados de exames. E o segundo ponto é que nós somos um dos município com maior número de casos confirmados porque estamos testando mais. Isto nos permite fazer um acompanhamento mais real da situação de contaminação em nossa cidade”, frisa.

Em Paranavaí, já foram realizados 963 coletas de exames enviados para o LACEN, 450 testes rápidos gratuitos e 777 exames particulares pelos métodos PCR, Quimioluminescência, Imunocromatográfico, Enzimaimunoensaio e Antígeno. Os números foram registrados de 15 de março até 2 de julho.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto