Raio-X da Saúde: UBS Celso Konda


  

Nesta quinta-feira (17/8) é a vez da UBS Celso Konda (Vila Operária) ter o seu perfil traçado na reportagem elaborada pela Secretaria de Comunicação de Paranavaí para o projeto Raio-X da Saúde. Inaugurada em 27 de agosto de 2014, a unidade atende a população de 10 bairros de uma das maiores regiões da cidade.

Veja também: Projeto "Raio-X da Saúde" vai apresentar perfil de todas as unidades de Saúde de Paranavaí

A UBS Celso Konda é responsável pelo atendimento de 5.548 pessoas, sendo 2.033 famílias e 2.579 residências cadastradas nos seguintes bairros: Vila Operária I, Vila Operária II, Vila Alta, Dona Josefa, parte do Jardim Tânia Mara, Jardim Renascer, Vila Nova, Hélio Lopes, Jardim Paranavaí III e parte do Jardim Cristo Rei. A unidade conta com duas equipes completas de ESF (Estratégia Saúde da Família) e duas de Odontologia.

No total, são 34 servidores trabalhando na Unidade de Saúde para atendimento à população, sendo: dois Médicos da ESF (um de 40 horas semanais e outro de 36 horas semanais do Programa Mais Médicos); dois Enfermeiros ESF (40 horas semanais); dois Dentistas (40 horas semanais); três Médicos Ginecologistas (dois de 4 horas semanais e um de 2 horas semanais); um Médico Pediatra (10 horas semanais); uma Psicóloga (40 horas semanais); três Técnicos de Enfermagem (40 horas semanais); dois Auxiliares de Enfermagem; dois Auxiliares de Dentista (40 horas semanais); dois Agentes de Conservação (44 horas semanais); um Auxiliar Administrativo (40 horas semanais); e 13 Agentes Comunitários de Saúde – ACS (40 horas semanais).

Na UBS Celso Konda, a população referenciada conta com serviços como: acolhimento; consultas médicas; consultas de enfermagem; consultas e procedimentos odontológicos; visitas domiciliares; acompanhamento da gestante e do bebê (pré-natal e puericultura); acompanhamento de Saúde Mental; acompanhamento de hipertensos e diabéticos; acompanhamento de idosos; acompanhamento dos beneficiados do Programa Bolsa Família; planejamento familiar; curativos e retirada de pontos; pequenos procedimentos (lavagem de ouvido, passagem de sonda vesical e sonda nasogástrica); coleta de exames em pacientes acamados (quando necessários); dispensação de preservativos; exames preventivos (câncer de colo de útero) e avaliação das mamas; grupos de Educação em Saúde; Imunização (vacinas); Nebulização; teste de gravidez (TIG); testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatites B e C); teste rápido de Covid-19; administração de medicação; verificação de sinais vitais (pressão arterial, glicemia capilar, freqüência cardíaca e saturação); e atendimento do Ponto de Apoio da Farmácia Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Atualmente, a unidade de saúde é coordenada pela enfermeira Ieda Voos Shiroshima. A UBS Celso Konda fica na Rua Operário, s/nº - Vila Operária, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O telefone de contato é o (44) 3902-1125.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto