Raio-X da Saúde: UBS Morumbi


  

O Raio-X da Saúde desta terça-feira (15/8) apresenta o perfil da UBS Morumbi, na reportagem elaborada pela Secretaria de Comunicação de Paranavaí. Inaugurada em 1º de abril de 2013, a unidade atende mais de 5 mil pessoas de apenas dois bairros da cidade.

A UBS Morumbi é responsável pelo atendimento de 5.660 pessoas, sendo 2.101 famílias e 2.406 residências cadastradas do Jardim Morumbi e Jardim Residencial Campestre. A unidade conta com duas equipes completas de ESF (Estratégia Saúde da Família) e duas de Odontologia.

Veja também: Projeto "Raio-X da Saúde" vai apresentar perfil de todas as unidades de Saúde de Paranavaí

No total, são 29 servidores trabalhando na Unidade de Saúde para atendimento à população, sendo: dois Médicos da ESF (um de 40 horas semanais e outro de 36 horas semanais do Programa Mais Médicos); dois Enfermeiros ESF (40 horas semanais); dois Dentistas (40 horas semanais); dois Médicos Ginecologistas (4 horas semanais); um Médico Pediatra (4 horas semanais); três Técnicos de Enfermagem (40 horas semanais); um Auxiliar de Enfermagem; dois Auxiliares de Dentista (40 horas semanais); um Agente de Conservação (44 horas semanais); um Auxiliar Administrativo (40 horas semanais); e 12 Agentes Comunitários de Saúde – ACS (40 horas semanais).

Na UBS Morumbi, a população referenciada conta com serviços como: acolhimento; consultas médicas; consultas de enfermagem; consultas e procedimentos odontológicos; visitas domiciliares; acompanhamento da gestante e do bebê (pré-natal e puericultura); acompanhamento de Saúde Mental; acompanhamento de hipertensos e diabéticos; acompanhamento de idosos; acompanhamento dos beneficiados do Programa Bolsa Família; planejamento familiar; curativos e retirada de pontos; pequenos procedimentos (lavagem de ouvido, passagem de sonda vesical e sonda nasogástrica); coleta de exames em pacientes acamados (quando necessários); dispensação de preservativos; exames preventivos (câncer de colo de útero) e avaliação das mamas; grupos de Educação em Saúde; Imunização (vacinas); Nebulização; teste de gravidez (TIG); testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatites B e C); teste rápido de Covid-19; administração de medicação; e verificação de sinais vitais (pressão arterial, glicemia capilar, freqüência cardíaca e saturação).

A UBS Morumbi fica na Avenida Guanabara, s/nº - Jardim Morumbi, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O telefone de contato é o (44) 3902-1129.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto