Raio-X da Saúde: UBS Ouro Branco


  

Sete bairros na área de abrangência, quase 5.500 pacientes cadastrados e três médicos especialistas de referência para atender a toda a população do município. Estas são algumas das características da UBS Ouro Branco, que nesta terça-feira (22) terá seu perfil traçado na reportagem elaborada pela Secretaria de Comunicação de Paranavaí para o projeto Raio-X da Saúde.

Veja também: Projeto "Raio-X da Saúde" vai apresentar perfil de todas as unidades de Saúde de Paranavaí

Inaugurada em 20 de dezembro de 2017, a UBS Parque Ouro Branco é responsável pelo atendimento de 5.495 pessoas, sendo 2.004 famílias e 2.569 residências cadastradas nos seguintes bairros: Jardim Ouro Branco, Jardim Oásis, Jardim das Nações, Jardim Los Angeles, Jardim Novo Ouro Branco, Jardim Maravilha e Jardim Ibirapuera. A unidade conta com uma equipe completa de ESF (Estratégia Saúde da Família) e uma de Odontologia.

No total, são 21 servidores trabalhando na Unidade de Saúde para atendimento à população, sendo: um Médico da ESF (40 horas semanais); um Enfermeiro ESF (40 horas semanais); um Dentista (40 horas semanais); um Médico Ginecologista (toda segunda-feira, intercalando entre 2 horas e 4 horas semanais); um Médico Pediatra (2 horas semanais); uma Médica Endocrinologista (40 horas semanais – referência para atendimento de todos os pacientes do município); um Médico Dermatologista (4 horas semanais – referência para atendimento de todos os pacientes do município); um Médico Urologista (8 horas semanais – referência para atendimento de todos os pacientes do município); dois Técnicos de Enfermagem (40 horas semanais); um Auxiliar de Enfermagem; um Auxiliar de Consultório Dentário (40 horas semanais); um Agente de Conservação (44 horas semanais); um Auxiliar Administrativo; e sete Agentes Comunitários de Saúde – ACS (40 horas semanais).

Na UBS Ouro Branco, a população referenciada conta com serviços como: acolhimento; consultas médicas; consultas de enfermagem; consultas e procedimentos odontológicos; visitas domiciliares; acompanhamento da gestante e do bebê (pré-natal e puericultura); acompanhamento de Saúde Mental; acompanhamento de hipertensos e diabéticos; acompanhamento de idosos; acompanhamento dos beneficiados do Programa Bolsa Família; planejamento familiar; curativos e retirada de pontos; pequenos procedimentos (lavagem de ouvido, passagem de sonda vesical e sonda nasogástrica); coleta de exames em pacientes acamados (quando necessários); dispensação de preservativos; exames preventivos (câncer de colo de útero) e avaliação das mamas; grupos de Educação em Saúde; Imunização (vacinas); Nebulização; teste de gravidez (TIG); testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatites B e C); teste rápido de Covid-19; administração de medicação; e verificação de sinais vitais (pressão arterial, glicemia capilar, frequência cardíaca e saturação).

Atualmente, a unidade de saúde é coordenada pela enfermeira Joseli Melato Alves. A UBS Ouro Branco fica na Rua Irati, 980 – Jardim Ouro Branco, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O telefone de contato é o (44) 3902-1136.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto