Eleições

Lula, 77 anos, é eleito para o 3º mandato de presidente da República

O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 77 anos, eleito neste domingo (30/10), em segundo turno, para o terceiro mandato como presidente da República, tem uma longa trajetória na política brasileira, que começou ainda no início da década de 1970. Na época, o país vivia ainda sob ditadura militar e Lula era diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, um dos principais centros industriais do país.

TSE aprova norma para garantir transporte público no segundo turno

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou hoje (25/10) uma instrução para garantir que estados e municípios possam oferecer transporte público gratuito aos eleitores no segundo turno das eleições, no domingo (30/10).

Pela medida, governadores e prefeitos que decidirem ofertar transporte público no dia da eleição não poderão sofrer punições pela Lei de Responsabilidade Fiscal por empregarem dinheiro público para custear a medida. Além disso, poderão ser oferecidas linhas especiais para locais de longa distância, com contratação de ônibus escolares.

Resultados das Eleições 2022 no Paraná

Com o final das apurações no Paraná, Ratinho Junior, do PSD, foi reeleito em primeiro turno para Governador, com 4.243.292 de votos (69,6% dos válidos).

Para o Senado foi eleito Sérgio Moro, do União, com 1.953.188 votos (33,50% dos válidos).

Dentre candidatos com domicílio em Paranavaí, Tião Medeiros foi eleito Deputado Federal com 109.344 votos.

Ratinho Junior é reeleito com 69,6% dos votos e apoio de mais de 4 milhões de paranaenses

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) foi reeleito neste domingo (2/10) para um novo mandato à frente do Governo do Paraná com o apoio de mais de 4 milhões de paranaenses, o que representa 69,6% dos votos válidos. Eleito em 2018 com 59,99% dos votos válidos (3.210.712), ele recebeu mais uma votação histórica, dez pontos percentuais acima do pleito anterior ou 1 milhão de votos a mais.

Foram 4.243.292 de votos, quase três vezes mais do que o segundo colocado, Roberto Requião (PT), que ficou com 26,2% dos votos. Até as 21h30, 99,81% das urnas estavam apuradas.

Nove estados anunciam Lei Seca no dia das eleições

Pelo menos nove estados anunciaram que vão restringir a venda de bebidas alcoólicas no dia das eleições para evitar perturbações durante a votação. Nestes estados, a Lei Seca vai valer para o próximo domingo (2/10), primeiro turno do pleito, e em 30 de outubro, no caso de um segundo turno.

Saiba quem são os candidatos a governador do Paraná

A Justiça Eleitoral recebeu pelo menos 28 mil registros de candidaturas para as eleições de outubro. A campanha começou na terça-feira (16/8).

Foram recebidos 12 registros de candidaturas à Presidência e 12 a vice-presidente; 223 para governador e vice-governador, 231 para senador, 10.238 para deputado federal, 16.161 para deputado estadual e 591 para deputado distrital.

No Paraná, nove candidatos concorrem ao cargo.

TSE recebe 12 registros de candidatura à Presidência da República

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 12 pedidos de registro de candidatura para a disputa da Presidência da República nas eleições de outubro. O prazo para registro eletrônico terminou às 8h. A entrega de registros por meio físico no TSE terminou às 19h.

Após os candidatos serem aprovados nas convenções partidárias, o pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral é uma formalidade para verificar se os candidatos têm alguma restrição legal e se podem concorrer ao pleito.

Eleitor já pode pedir autorização para votar em trânsito

Começou ontem (18/7) o prazo para quem estará em trânsito, no dia da votação, informar à Justiça Eleitoral local, fora do seu domicílio eleitoral, onde votará.

O voto em trânsito é permitido somente para eleitores que estão com o título regularizado e estejam, no dia do pleito, em municípios com eleitorado acima de 100 mil pessoas. O prazo final é até 18 de agosto.

Eleitor tem até hoje para emitir, transferir e regularizar título

Quem quiser votar nas eleições de outubro tem até hoje (4/5) para emitir ou regularizar o título de eleitor. Esse é o prazo legal para que a Justiça Eleitoral conclua o cadastro de todo o eleitorado apto a votar nas eleições.

Adolescentes que quiserem tirar título de eleitor podem receber ajuda no Centro da Juventude

Os adolescentes de Paranavaí que vão completar 16 anos até o dia 2 de outubro de 2022, e que querem tirar o título de eleitor para participar das eleições deste ano, podem comparecer no Centro da Juventude para receber ajuda com o cadastramento on-line. A data limite para o cadastramento é até 4 de maio. Após este prazo, a retirada e regularização do título serão encerradas pelo TSE. O serviço de assessoramento aos adolescentes está sendo oferecido com o objetivo de ajudar aqueles que não têm acesso fácil à internet e incentivar o protagonismo e exercício da cidadania.

Conteúdo sindicalizado

Design by Gustavo Picoloto